19 de abril – Dia do Índio: confira uma entrevista especial com a Procuradora da República Nathália Mariel!

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

19 de abril – Dia do Índio: confira uma entrevista especial com a Procuradora da República Nathália Mariel!

Você sabe por que o Dia do Índio é comemorado em 19 de abril? Em 1940 foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento contava com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, além disso, líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e das decisões. Há séculos os índios estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. E por estarem temerosos, não compareceram nos primeiros dias do evento.

Foi então que, após algumas reuniões e reflexões, quando entenderam a importância daquele momento histórico, diversos líderes indígenas decidiram participar. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

No Brasil, o dia 19 de abril foi instituído como Dia do Índio em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, através do Decreto-lei 5540. Essa data é lembrada e comemorada anualmente pelas comunidades indígenas e, para celebrar o Dia do Índio, entrevistamos a Procuradora da República Nathália Mariel, que também é Professora do Curso Ênfase, da disciplina Índios, Quilombolas e Povos Tradicionais. Confira!

Como você avalia a situação do índio no Brasil atualmente?

Atualmente a situação do índio no Brasil é preocupante em virtude da divulgação por redes sociais e outros meios de comunicação sobre uma imagem dos indígenas que não condiz com a realidade ou com as especificidades dessas comunidades. É urgente a necessidade de um trabalho em cima desses pré conceitos com os jovens e toda a sociedade para construir um diálogo de respeito e não de intolerância com as diferenças.

O que tem sido feito para garantir o respeito aos direitos dos índios e a preservação da sua cultura?

Apesar da existência de regramentos nacionais e internacionais de defesas das comunidades indígenas, além de uma preocupação com a defesa e preservação da cultura, há um vazio de aplicação dessa legislação acompanhado da falta de comunicação das esferas de poder e as comunidades. Então é notável a existência dos meios legais de defesa de indígenas, faltando a aplicação de tais meios bem como o combate às tentativas de enfraquecimento legal da proteção jurídica do índio. 

Em sua opinião, qual o maior desafio que as comunidades indígenas enfrentam no Brasil e o que esperar do futuro para esses povos?

O maior desafio das comunidades indígenas atualmente é vencer o preconceito e lutar pela preservação de sua cultura e tradições, dentro de tal contexto inserida a proteção de suas terras e direitos, além da busca pelo respeito e conhecimento junto à sociedade, esperando assim que no futuro próximo haja diálogo e tolerância com seus meios e conhecimentos. 

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos