Concursos de Tribunais e MPU previstos para 2017: fique de olho nas oportunidades

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Concursos de Tribunais e MPU previstos para 2017: fique de olho nas oportunidades


Com a aprovação do Orçamento da União para 2017, muitos concursos estão previstos para este ano e os interessados devem antecipar os estudos. Confira as oportunidades e prepare-se!

TRF1

A comissão organizadora do concurso já está formada e o concurso do TRF 1 está previsto para este ano. O órgão atende os seguintes estados: Distrito Federal, Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins). A oferta será para as carreiras de técnico judiciário, analista judiciário e juiz federal substituto. 


TRF4 

Atendendo os estados do sul, a oferta será para as carreiras de técnico judiciário e analista judiciário. O último certame com vagas para esses cargos ocorreu em 2014 e foi organizado pela FCC. O concurso disponibilizou vagas em cadastro reserva para Analista nas áreas Judiciária e de Oficial de Justiça Avaliador Federal e para Técnico nas áreas Administrativa, de Segurança e Transporte, de Contabilidade e de Tecnologia da Informação. 
 

TRF5 

As nomeações dos candidatos aprovados no último concurso, realizado em 2012, terminarão em março de 2017. Atendendo os estados do nordeste, a nova seleção ofertará vagas para as carreiras de técnico e analista judiciário.

TST

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) já definiu a FCC como banca do seu próximo concurso para analistas e técnicos judiciários. É um dos certames mais aguardados de 2017! O edital deverá sair ainda no primeiro semestre.

TRT – RJ

 déficit de servidores no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT-RJ), reforçando a necessidade de um novo concurso, já que o último perderá a validade em 11 de junho de 2017. O concurso previsto deverá contar com vagas para os mesmos cargos da seleção de 2012, para analistas e técnicos judiciários. A comissão organizadora está definida e a previsão é de que o edital seja lançado em agosto de 2017.

TRT – SC
Foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 20 de junho de 2017, a organizadora do concurso para Analista e Técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região, que abrange o estado de Santa Catarina (TRT12). A escolhida é a Fundação Getúlio Vargas. O edital está próximo de ser divulgado.

TRT – BA
A Cespe/Unb está definida como banca responsável por organizar o próximo concurso do TRT da 5ª Região. De acordo com o projeto de lei 4.397/2016, há previsão de 112 vagas para técnico judiciário (área administrativa) e 196 para analista judiciário (área judiciária), 42 para área judiciária oficial de justiça avaliador federal e 82 para analista área administrativa.  

TRT – CE

O último concurso do Tribunal Regional do Trabalho no Ceará aconteceu em 2009 e teve a FCC como banca organizadora. Como o certame já teve o prazo de validade vencido e o órgão tem carência de servidores, espera-se um novo concurso para este ano.

 

TSE

Com comissão prevista para ser instaurada ainda este ano, o concurso TSE está previsto na PLOA e ofertará chances para as funções de técnico judiciário e analista judiciário. A última seleção teve o prazo de validade vencido em abril de 2016.

TRE – BA

Com o orçamento aprovado, fica cada vez mais certa a realização de um concurso para o Tribunal. A comissão organizadora já está formada e a expectativa para que o edital saia é grande. Desde 2015, o próprio coordenador de formação política e políticas sindicais do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Bahia (Sindjufe-BA), Frederico Barboza, já afirmava que havia um enorme déficit de servidores (sendo de 177 de analistas judiciários e 423 de técnicos judiciários), o que reforça a necessidade de uma nova seleção.

TRE – AL

O órgão já analisa o déficit em seu quadro de pessoal para a realização do novo concurso em 2017. Com isso, sua realização está cada vez mais próxima. A expectativa é que os cargos ofertados sejam os de técnico e analista judiciários.


TRE – MS

A última seleção do TRE-MS foi realizada em 2013 e ofertou 15 vagas, mais formação de cadastro de reserva para profissionais de níveis médio e superior. O concurso tve validade de dois anos e foi prorrogado, assim, os classificados podem ser chamados até setembro de 2017. Como não é necessário que o órgão espere o término de uma seleção para iniciar outra, caso julgue necessário, o tribunal pode realizar o um novo concurso em 2017antes de acabar a vigência do atual.


TRE – ES

Apesar de ainda não haver destinação orçamentária do TSE para o TRE-ES, o órgão tem pelo menos nove cargos vagos, sendo dois de analista judiciário da área judiciária (nível superior) e sete de técnico judiciário da área administrativa (ensino médio completo sem especialidade). Além disso, não há mais aprovados no cadastro de reserva do TRE-ES para serem convocados, já que a validade do último concurso encerrou em 2015.


TRE – PR

O novo concurso já está com a comissão interna formada. Serão oferecidas vagas imediatas e cadastro para os cargos de técnico e analista judiciários, que exigem escolaridade dos níveis médio e superior, respectivamente. A validade do concurso anterior expirou em outubro de 2016, já com a prorrogação. De acordo com a secretária de Gestão de Pessoas do TRE-PR, Ana Maria Marchal, o cadastro do concurso anterior foi ‘aproveitado em sua plenitude’, o que torna necessária a abertura de uma nova seleção. 


TRE – RJ

O órgão está sem um concurso válido desde o fim do ano passado, sendo assim não há como repor vagas que surgem em virtude de aposentadorias, exonerações e mortes. Somente por meio de uma nova seleção será possível fazer as reposições necessária. O novo concurso consta no orçamento da União, já sancionado pela Presidência da República, além de fazer parte também do Plano Geral de Contratações do tribunal para o exercício deste ano. 

TRE – TO

O concurso TRE-TO está confirmado. A seleção terá vagas imediatas e cadastro de reserva nos cargos de técnico judiciário e analista judiciário. Um passo importante foi dado no mês de novembro, quando foi publicada no Diário da Justiça Eleitoral TRE-TO uma portaria de Nº388/2016, com os servidores integrantes da comissão do concurso. A banca organizadora já foi definida e está em fase de assinatura do contrato. O nome deve ser anunciado assim que concluído esse processo. 

MPU

O Ministério Público da União já definiu a comissão organizadora do seu próximo concurso, que contemplará os cargos de técnicos e analistas. As carreiras estão entre as principais do serviço público federal, sendo duas das mais disputadas pelos concurseiros de todo o país. No momento, o órgão tem concurso em validade até julho de 2017, mas como demonstra a tradição, sempre se dá início aos preparativos de um novo certame de 8 a 10 meses findo o prazo da última seleção.

Outro fator que fortalece a abertura de uma seleção para o MPU é a previsão orçamentária de mais de 600 vagas, além de órgão contar com cerca de 1.762 cargos vagos para as carreiras de técnico e analista. 

Fonte: www.folhadirigida.com.br 

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos