Conheça a carreira de Defensor Público Federal

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Conheça a carreira de Defensor Público Federal

A Defensoria Pública da União (DPU) é um órgão previsto na Constituição Federal, essencial à função jurisdicional. O Defensor Público Federal atua na defesa dos hipossuficientes, na esfera federal, seja judicial ou extrajudicialmente, perante os órgãos jurisdicionais federais, prestando assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não têm condições de custear sua defesa.

O concurso para o cargo de Defensor Público é composto por diversas etapas: prova objetiva, subjetiva, prova oral e a parte final, que são os títulos, os quais servem para pontuar, mas não são eliminatórios.
Após a aprovação em concurso público, o defensor inicia sua atividade na Primeira Instância, como defensor público federal de segunda categoria. Na primeira categoria, o exercício é perante os tribunais regionais federais, tribunais regionais eleitorais, tribunal regional do trabalho. Além disso, há também a categoria especial, na qual o defensor atua perante os tribunais superiores. 

O carro-chefe da DPU é a esfera previdenciária, na qual o Defensor Público age pleiteando benefícios previdenciários e assistenciais para pessoas que evidenciam a falta de recursos para contratar um advogado particular.

Fonte: Vídeo “Conheça a carreira de Defensor Público Federal (por Marcelo Uzeda)”.




Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos