De aluno a professor!

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

De aluno a professor!

Aos 27 anos, o mineiro Bernardo Machado já foi aprovado em diversos concursos públicos, mas recentemente, em 2017, tomou posse como procurador na Procuradoria Geral do Município de Curitiba. Desde cedo ele decidiu fazer direito, e ainda na faculdade já almejava uma carreira pública.

Ao concluir a graduação de direito, em 2014, deu foco total na preparação para concursos para Advocacia Pública: Procuradoria do Estado e Município e PFN, e um ano depois foi aprovado em 23° na PGM Curitiba, onde atua.


“Minha ideia era quando eu pegasse o canudo, virar a chave, estudei aproximadamente 3 meses e fiz o concurso da PGE RN. Embora não tivesse sido aprovado, senti que estava no caminho certo, meses mais tarde fiz o concurso de Curitiba. Estudei como se o mundo fosse acabar”


Até a aprovação foram muitos desafios vencidos. Bernardo abriu mão de muita coisa para se dedicar somente aos estudos. Em 2015 foi um dos 7 selecionados para formar o time de residentes no Curso ênfase, o que lhe rendeu excelente rendimento nos estudo, pois suas funções eram: correções e revisões de resumos de aula, montagem de simulados, o que fez com que Bernardo criasse um ritmo de estudo.

Elle comemora o grande avanço, pois em pouco tempo ele passou de aluno/residente à professor.


“Tenho 27 anos e em tão pouco tempo já tomei posse como procurador, e agora tenho a responsabilidade de passar o conhecimento para as pessoas que estão no mesmo lugar que estive há dois anos. É muito desafiador. É uma chave que vira tão rápido. Estou muito feliz e me sinto privilegiado”


E ele encerra com um recado aos candidatos a uma vaga em concurso público:


“Tudo depende de você. Ache um método eficaz e que dê certo com o seu estilo de estudo. Mas o essencial é ter foco na carreira que quer seguir e nos estudos. Abra mão de tudo para se dedicar e nunca lamente esse tempo perdido”.

A equipe do Ênfase dá boas vindas ao professor Bernardo, e deseja sucesso nesse novo desafio!


Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos