Advocacia pública: saiba mais sobre essa carreira jurídica

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Advocacia pública: saiba mais sobre essa carreira jurídica

Advocacia pública: saiba mais sobre essa carreira jurídica

Podemos dizer que a Advocacia Pública é responsável pela manutenção do Estado de Direito e a regulação das relações entre os indivíduos, mediando e conciliando possíveis desavenças, diminuindo gastos com ações litigiosas.

Também atua junto aos gestores públicos com consultorias, elaboração de contratos, regimentos internos e representações judiciais e extrajudiciais.

Quer saber mais? Então não deixe de ler até o final e conheça o que faz um advogado público, descubra quais são os desafios dessa carreira e entenda os motivos de estar bem preparado para um concurso desse tipo. Boa leitura!

O que faz um advogado público?

A Advocacia Pública tem por objetivo defender, orientar e promover os interesses públicos da União, estados e municípios.

Sendo assim, o advogado público os representa, colabora na elaboração das políticas públicas e presta serviços de assessoria e consultoria jurídica. Cabe a ele defender, controlar e fiscalizar juridicamente os atos da administração pública.

Quais são as principais divisões dessa carreira pública?

Os advogados públicos podem trabalhar nos 3 níveis de governo — federal, estadual e municipal. Nas esferas estaduais e municipais, são conhecidos como Procuradores de Estado e do Município.

Na esfera federal, a Advocacia Pública se torna mais ampla, é dirigida pela AGU (Advocacia-Geral da União) e se subdivide em 3 partes:

  • Advogados da União — defendem a União com a exceção de sua área fiscal;
  • Procuradores da Fazenda — defendem a União na área Fiscal;
  • Procuradores Federais — defendem as autarquias e as fundações federais.

Quais os desafios da Advocacia Pública no século XXI e o que se pode esperar para o futuro dessa profissão?

Esse profissional se tornou muito mais participativo dentro da gestão empresarial e isso tem acontecido também dentro da gestão pública.

Ele deve sugerir ao gestor ações e planos que venham a melhorar e otimizar a gestão e oferecer soluções inovadoras e criativas, que, ao mesmo tempo, respeitem todas as leis e diretrizes. A luta contra a corrupção é um dos maiores desafios, já que o setor público é um dos maiores responsáveis por esse ato criminoso.

Cada vez mais a Advocacia Pública deve se preparar para enfrentar situações vividas por outros países, principalmente vizinhos do nosso, e que acabam por influenciar a nossa sociedade.

A utilização de softwares é outra preocupação para o futuro, a fim de fazer parte do trabalho do advogado, permitindo que ele dedique mais tempo à reflexão de variadas soluções preventivas.

Por que é importante estar bem preparado para o concurso?

Com a perspectiva de uma boa remuneração e excelentes benefícios, os concursos costumam ser bastante disputados. Por isso, estar bem preparado pode fazer toda a diferença entre conseguir a tão sonhada vaga ou não.

Existem alguns conteúdos que são comumente cobrados nos concursos das 3 esferas da Advocacia Pública e merecem toda a atenção dos candidatos. É claro que cada certame tem suas especificidades, portanto, leia atentamente o edital para não deixar passar nada.

Não deixe de estudar Direito:

  • Administrativo;
  • Constitucional;
  • Civil;
  • Tributário;
  • Empresarial;
  • Processo Civil;
  • Trabalhista;
  • Processo do Trabalho.

Não espere sair o edital para começar a estudar. Informe-se sobre os concursos anteriores e comece a se dedicar. Os conteúdos costumam ser bastante semelhantes e são bem extensos, então, não deixe para a última hora. Se achar necessário, procure por um curso preparatório para ajudar você no direcionamento de seus estudos.

Se você se preocupa em colaborar ativamente com a gestão pública, a fim de promover uma gestão mais justa e honesta, a Advocacia Pública pode ser a área certa do Direito para você seguir.

Agora, para saber mais sobre a área pública, leia também o artigo em que explicamos o que faz um procurador federal!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos