Banca definida: Cespe/UnB irá organizar o Concurso Analista e Técnico STM

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Banca definida: Cespe/UnB irá organizar o Concurso Analista e Técnico STM

Saiu a organizadora do Concurso do Superior Tribunal Militar! O Cespe/UnB (atual Cebraspe) foi o escolhido para ficar à frente da seleção, que terá vagas para técnicos e analistas judiciários em diversas especialidades. A portaria com a contratação do organizador foi publicada no Diário Oficial da União do dia 1ª de agosto. Com a definição do organizador, o edital do concurso deverá ser publicado no fim de agosto ou, no máximo, início de setembro.

O Cespe/Unb também foi o organizador do último concurso para o STM. Realizada em 2010, a seleção ofereceu 153 vagas e contratou mais de 700 aprovados durante todo o prazo de validade, que expirou em 2015

Foi divulgado também o Projeto Básico do concurso. De acordo com o documento, serão ofertadas 42 vagas para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, distribuídas entre as cidades: Rio de Janeiro-RJ, São Paulo-SP, Juiz de Fora-MG, Porto Alegre-RS, Santa Maria-RS, Bagé-RS, Curitiba-PR, Salvador-BA, Recife-PE, Fortaleza-CE, Belém-PA, Manaus-AM, Campo Grande-MS e Brasília-DF.

                                    



Enquanto o STM segue trabalhando para divulgar o edital, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1184/2015, que tem a intenção de criar 240 cargos efetivos no órgão. O projeto está para ser votado na Comissão de Finanças e Tributação. Se aprovado durante a validade do concurso, pode aumentar as chances de um número expressivo de contratações. Do total das vagas, 144 serão para o quadro permanente da secretaria do STM e 96 para as auditorias. Serão 149 vagas para o cargo de analista e 91 para técnico, em diversas especialidades. No momento, o projeto encontra-se na consultoria de orçamento e fiscalização financeira.

Mesmo que o projeto de lei não seja aprovado, isso não descarta a possibilidade do concurso do STM ter muitas contratações, uma vez que contratar além da quantidade de vagas iniciais tem sido tradição do órgão. No último concurso, por exemplo, eram oferecidas 153 vagas, porém, foram contratados mais de 700 aprovados!

O concurso do STM 2017 terá provas objetivas para todos os candidatos de nível superior e de nível médio e de prova discursiva para todos os cargos de nível superior. As provas objetivas contarão com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório. A redação (apenas para os cargos de nível superior) será um texto dissertativo, de até 30 linhas, sobre tema de conhecimentos básicos definidos em edital.


O concurso está cada vez mais próximo e se você quer entrar na disputa por uma das vagas, prepare-se com os Cursos de Reta Final Analista e Técnico STM!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos