Conheça a carreira de juiz e realize seu sonho da aprovação

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Conheça a carreira de juiz e realize seu sonho da aprovação

Conheça a carreira de juiz e realize seu sonho da aprovação

O Direito é um dos cursos mais abrangentes das ciências humanas. Com essa formação, é possível seguir uma grande variedade de caminhos, incluindo a carreira de juiz. Essa é, sem dúvidas, uma das áreas mais cobiçadas pelos indivíduos que atuam no campo jurídico, proporcionando uma série de oportunidades incríveis.

No entanto, apesar de toda a difusão da importância e relevância dos juízes para a nossa sociedade, ainda é muito comum encontrarmos pessoas com muitas dúvidas sobre essa carreira. Pensando nisso, preparamos um artigo que tem como principal objetivo elucidar as questões mais comuns sobre esse tema.

A seguir, você descobrirá um pouco mais sobre a carreira de juiz, aprendendo características como o seu papel na sociedade e, claro, o trajeto que precisa ser percorrido para alcançar esse patamar na área jurídica. Apresentaremos, também, alguns dos principais pontos dos concursos para juízes. Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é um juiz?

A palavra “juiz” tem origem da língua latina, a partir de um termo conhecido como iudex. O seu significado tem tudo a ver com a carreira: vem da junção das palavras ius, que significa lei, e dicere, que denota o ato de falar. Em síntese, o juiz é aquele que “diz as leis”.

O conceito de um indivíduo que tem a “palavra final” no contexto de leis esteve presente desde os primórdios de nossa civilização. Por exemplo, povos como os gregos e romanos já tinham figuras com um papel bastante parecido com os dos juízes em suas sociedades.

No entanto, essa profissão só passou a realmente existir nos moldes que observamos hoje após a Revolução Francesa, quando os ideais iluministas colocaram o homem, enquanto cidadão, no centro das decisões, papel que antes era tomado por figuras com tons de divindade ou, no caso da França, pelos absolutistas e sua corte.

Qual é o papel do juiz na sociedade atual?

Em nossa sociedade, o juiz tem um papel fundamental na organização e aplicação das leis. A sua figura é, portanto, insubstituível nesse contexto. Por meio de alguns requisitos, como a imparcialidade e a alheabilidade, esse profissional se torna o administrador da Justiça.

Atuando como organizador da sociedade, o juiz é responsável pela mediação e resolução de conflitos das mais diversas naturezas. Ele age tanto em áreas como o Direito Penal como no Direito Previdenciário e na Justiça da Família, por exemplo. De modo geral, essa divisão de áreas funciona na forma do que é conhecido como “varas” do Direito. Cada uma dessas subdivisões tratará de assuntos cabíveis àquele tema particular, delimitando, assim, a atuação do profissional e facilitando o seu estudo das leis que regem aquele determinado contexto.

curso direito ambiental concurso magistratura juiz federal

Qual é o caminho para alcançar a carreira de juiz?

A esta altura de nossa conversa, você provavelmente já tem uma boa noção dos caminhos que precisam ser percorridos para que uma pessoa se torne um juiz. No entanto, se esse não é o caso, não se preocupe! A seguir, conversaremos sobre os passos que precisam ser dados para alcançar esse objetivo.

Em primeiro lugar, é fundamental que o candidato seja graduado em Direito. Além disso, precisará ter pelo menos 3 anos de experiência na área, atuando como advogado. Esses são, de modo simplificado, os pré-requisitos para quem quer seguir uma carreira de juiz.

Em última instância, o candidato precisará prestar um concurso público, já que o cargo de juiz é federal ou estadual. Esse é um dos concursos mais concorridos e difíceis de todos; por isso, requer uma grande e minuciosa preparação.

Quais são as características do concurso público para juiz?

O concurso para a carreira de juiz é altamente concorrido. Todas as vezes que um edital é aberto, milhares de candidatos fazem as provas com a esperança de conseguir a tão sonhada vaga na magistratura. O processo seletivo é bem puxado e disposto em etapas variadas.

A primeira delas é a prova objetiva, que conta com questões de várias áreas, como o direito civil, o direito penal, o direito da criança e do adolescente e até mesmo o direito ambiental. São cerca de 100 questões dispostas em, na maioria das vezes, 5 horas de prova.

A segunda etapa é a prova discursiva, ou seja, aquela que você precisa responder às questões de forma dissertativa. Ela também é conhecida como prova de sentença. Para esse exame, é necessário um preparo ainda maior, já que não há a possibilidade de eliminar alternativas com base nas outras disponíveis.

Há, ainda, um outro desafio bastante complexo: a prova oral, que sempre ocorre na terceira fase do processo seletivo. Ela é uma etapa ainda mais desafiadora e que, portanto, exige um grande preparo por parte do candidato.

Como funciona essa carreira no dia a dia?

A carreira de juiz é, sem sombra de dúvidas, uma das mais desafiadoras de todas. Esse profissional precisa estar em constante atualização, se informando sobre as mudanças dinâmicas que ocorrem nas leis e emendas e, claro, desenvolvendo uma boa capacidade de discernimento e objetividade para lidar com as questões que aparecem em sua mesa.

É possível atuar tanto no âmbito federal, quanto no estadual, e, como dissemos, em muitas varas diferentes. Isso determinará particularidades para o dia a dia do profissional, alterando a rotina a que ele estará submetido em seu cotidiano.

Um ponto positivo dessa profissão é sempre o salário, que, inicialmente, beira os R$ 20.000,00. Apesar disso, nada vem fácil, e, além de uma caminhada bastante desafiadora, o juiz deverá continuar estudando até sua aposentadoria, além de encarar uma rotina bastante complexa.

Como pudemos observar, seguir a carreira de juiz é uma árdua caminhada de estudos constantes, aprimoramento e, claro, muito foco. Por isso, o estudante interessado nessa área precisa sempre priorizar o conhecimento, escolhendo cursinhos especializados e bons materiais para estudar, além de avaliar os prós e contras dessa profissão tão importante.

Para saber mais sobre concursos públicos, receber dicas de estudo e conferir informações sobre as melhores carreiras, nos siga nas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos