Conheça 4 concursos públicos que não exigem carteira da OAB

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Conheça 4 concursos públicos que não exigem carteira da OAB

Conheça 4 concursos públicos que não exigem carteira da OAB

Apesar de a carteira da OAB ter seu valor incontestável, existem muitas oportunidades para aqueles que decidem seguir carreiras públicas que não precisam dessa certificação. Sim, isso é possível. Aliás, para algumas delas, se você tem a carteira, ela é cancelada para que você possa exercer tal função.

Várias carreiras permitem que o bacharel em Direito preste o concurso. Então, o importante é estudar bastante para se sair bem na prova e conseguir a tão sonhada aprovação. Neste post, você conhecerá 4 delas e entenderá por que é importante se preparar para essas provas. Acompanhe!

Por que algumas áreas públicas não exigem a carteira da OAB?

Algumas carreiras do Direito exigem apenas que o candidato tenha experiência em atividades jurídicas, dando ao bacharel em Direito a oportunidade de participar de vários concursos públicos.

Os editais definirão quais atividades serão consideradas válidas na contagem desse tempo de experiência de prática jurídica e quanto tempo mínimo de prática será exigido. Por esse motivo, é crucial que o candidato fique atento ao edital de cada concurso.

Quais concursos não exigem a carteira da OAB?

Conheça, a seguir, 4 oportunidades para o bacharel em Direito.

1. Juiz

O magistrado é um dos cargos mais cobiçados dentro da área do Direito. Segundo a resolução 75/2009 do Conselho Nacional de Justiça, o concurso deverá ser de provas e títulos e o candidato terá de comprovar 3 anos de prática jurídica. Pesquise se as suas experiências são válidas para a comprovação de práticas jurídicas.

2. Defensor Público

Embora o trabalho do defensor público seja bastante semelhante ao do advogado, o STJ julgou que, para essa profissão, o candidato não precisa ter a carteira da OAB, pois ela tem seu próprio regime disciplinar e estatutos.

O concurso também deve ser de provas e títulos e, para a Defensoria Pública da União, terá de ser comprovada a experiência de 2 anos em atividades jurídicas. Já para as Defensorias Estaduais, fique atento, pois os prazos variam.

3. Delegado

Assim como nos outros casos, o concurso será de provas e títulos. Para a Polícia Federal, o candidato deverá comprovar 3 anos de prática jurídica. Para a Polícia Civil, como não existe uma regra, o edital definirá se serão necessários 2 ou 3 anos.

4. Promotor

Conhecido como Promotor de Justiça, uma de suas funções é acusar um indivíduo suspeito de ter infringido a lei, nos tribunais. Para assumir esse cargo, o candidato também deverá ser aprovado em concurso público de provas e títulos e comprovar prática jurídica de pelo menos 3 anos.

curso autoconhecimento aprendizado estratégias de estudo

Por que é importante se preparar para a prova do concurso?

A prova dos concursos públicos é bastante densa e exige que o candidato crie uma rotina de estudo bem intensa. Não pode esperar por um bom resultado quem deixar para começar a estudar somente após a publicação do edital.

Se você está realmente interessado, procure o edital do concurso anterior e veja quais foram os conteúdos cobrados. Eles costumam ser iguais ou muito parecidos. Quanto antes você começar a estudar, melhor.

Além disso, conseguir um cargo público é o sonho de muitos brasileiros e os concursos costumam ser muito concorridos. Algumas pessoas se dedicam somente ao estudo para passar neles. São os conhecidos concurseiros.

Embora alguns prefiram estudar sozinhos, existem cursos preparatórios que já estão habituados com o estilo das provas e das questões e com os conteúdos mais frequentes. Isso ajuda muito o candidato no direcionamento e aproveitamento do estudo.

Mesmo sem a carteira da OAB, você pode seguir uma carreira jurídica como bacharel em Direito. Procure pelo concurso público que mais se encaixa com seu perfil, leia atentamente o edital, estude bastante e vá em busca do seu sonho!

Agora que você já sabe que nem sempre a carteira da OAB é exigida, leia este outro artigo e conheça 6 vantagens de fazer um curso para um concurso público!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos