Saiba como conciliar trabalho e estudo para concursos públicos!

O desejo de muitos concurseiros é “só estudar”, ou seja, não ter de conciliar trabalho e estudo durante o período de preparação. Contudo, essa não é a realidade da maioria.

Muitos não podem deixar os empregos, pois a renda é necessária para o sustento próprio e o da família. Ademais, o período de estudo para concursos públicos pode ser longo e a necessidade de renda própria pode surgir ao longo do caminho.

Ainda assim, essa jornada dupla não é um obstáculo intransponível e pode conferir ao candidato um senso de foco e de responsabilidade essenciais para a preparação para os concursos mais difíceis.

Leia também:

Concursos 2022: vagas e editais previstos

Guia da Reforma Administrativa: o que você precisa saber?

Para ajudá-los a conciliar as duas rotinas, vamos apresentar algumas dicas fundamentais, fique conosco!

1. Faça um bom planejamento de estudo

Não encerre um dia de estudos sem definir o que será estudado no dia seguinte. Um planejamento adequado economiza o tempo que seria perdido decidindo o que será estudado. Fazer isso ao final dos estudos do dia anterior permite que o dia seguinte comece produtivo.

Para auxiliar nessa tarefa, o Portal Ênfase possui planner de estudos que permite o planejamento semanal das aulas na plataforma. Além disso, nossas unidades de aprendizado são montadas de modo que você possa contar, em um único local, com todas as informações essenciais para a prova: doutrina, jurisprudência, lei seca e questões para fixação.

Dê uma olhada em nosso Treinamento da Superinteligência, e aprenda a fazer um bom planejamento de estudo!

2. Relacione o seu trabalho ao estudo para concursos públicos

Torne a sua rotina de trabalho útil para a sua preparação. Se o trabalho que você realiza é na mesma área, dedique-se ao trabalho pesquisando e verificando as atualizações. Assim, você colocará em prática os seus estudos e se atualizará.

Ainda que não seja na mesma área, é possível relacionar mentalmente as tarefas realizadas diariamente com os assuntos estudados. Realizar essa conexão permite uma melhor compreensão da matéria.

3. Defina horários fixos que serão dedicados aos estudos para concurso

Estabeleça um horário de estudos que possa ser cumprido todos os dias. Não existe um limite mínimo de horas, mas o horário deve ser adequado à sua realidade e deve ser tratado como uma obrigação diária, assim ficará mais fácil de você conseguir conciliar trabalho e estudo.

Com a pandemia, muitos estão em home office. O trabalho em casa economiza tempo de deslocamento, contudo, nada adianta essa economia se não houver organização!

Portanto, se você está em home office, a dica é: determine e cumpra um horário fixo de trabalho. Se houver flexibilidade por parte do empregador, o trabalho pode ser após os estudos, permitindo que esteja mais descansado para receber o conteúdo.

10 temas mais cobrados

4. Aproveite o tempo ocioso

Se você tem de se locomover de ônibus, pode ser o momento de ler a Lei Seca! Caso a sua locomoção seja de carro, você pode aproveitar para ouvir podcasts ou mesmo ouvir a leitura de outras leis.

5. Conte com uma rede de apoio

Peça ajuda aos familiares e aos amigos. Tenha uma conversa franca com aqueles que estão ao seu redor, pois quem não está na mesma jornada que você pode não compreender todas as renúncias que você está realizando, não podendo te ajudar, a menos que você deixe claro o seu objetivo e o caminho que está percorrendo.

Uma vez que esteja em sintonia com aqueles que estão ao seu redor, delegue obrigações e responsabilidades. Contar com o apoio e o auxílio das pessoas é um grande alívio e permite concentrar as energias nos seus objetivos.

6. Defina as suas prioridades

Para conciliar aquilo que é importante para a sua preparação para o concurso público e as obrigações diárias, é necessário abandonar aquilo que te desvia do foco. Dito de outro modo, aquelas atividades não essenciais, que tomam seu tempo e sua energia devem ser delegadas ou eliminadas da sua rotina.

Portanto, monitore suas atividades diárias e defina aquilo que pode ser eliminado, racionalizando o tempo que pode ser dedicado aos estudos.

7. Cuide da sua saúde para conciliar trabalho e estudo

Não negligencie os cuidados básicos com seu corpo e sua mente, desde a alimentação até a necessidade de acompanhamento psicológico. A preparação para concursos é uma meta de médio a longo prazo, você precisa estar bem para alcançá-la.

Além disso, de acordo com as recomendações do seu médico, mantenha seus exames atualizados, verificando suas necessidades nutricionais e não negligencie a prática de exercícios físicos.

8. Tenha um tempo para você

O estudo é uma jornada e como tal deve ser agradável. Portanto, é importante conciliar atividades que promovam o seu bem-estar. Apenas faça escolhas conscientes, predeterminando os feriados que serão dedicados exclusivamente aos estudos para concurso público e aqueles que serão compartilhados com a família e os amigos.

Sabemos que o estudo para concurso é desafiador para todos e o que faz a diferença é a qualidade de estudo no tempo que você tem para estudar.

Assim, conte com o Ênfase para lhe ajudar com o melhor material e com ferramentas de planejamento eficientes!

carreiras jurídicas 4