Concurso do Ministério Público: confira 4 dicas básicas!

Seja para o Concurso do Ministério Público da União ou para os Ministérios Públicos Estaduais, o concurseiro que deseja ingressar na carreira do Ministério Público possui um grande caminho a percorrer: desde conhecer o perfil do concurso até se preparar para a tão aguardada prova oral. 

Prestar um dos concursos mais concorridos do País não é uma tarefa fácil, mas, seguindo o caminho certo, seu êxito estará mais próximo. Para ajudar você, separamos quatro dicas básicas para a sua preparação.

Leia mais:

Concursos 2022: vagas e editais previstos

Concurso TRF4 Juiz Federal tem edital aprovado e deve sair em 2022

O concurso do Ministério Público exige do candidato um alto nível de preparação psicológica, de preparação física e de conhecimentos jurídicos. O que atrai os candidatos, além da estabilidade, é a excelente remuneração do cargo, que está em torno de R$ 30 mil. 

Além disso, muitos são vocacionados para a carreira e possuem em seu interior esse sonho. Vamos às dicas?

1. Conhecer o perfil da carreira

Como já falamos, alguns nascem com a vocação para o cargo, que exigirá do profissional um perfil bem dinâmico, investigativo e proativo, afinal, ao membro caberá a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, como previsto na Constituição Federal. 

Ser membro do Ministério Público vai lhe exigir um grande grau de comprometimento e uma elevada dose de responsabilidade.

2. Treinar com exercícios dos concursos anteriores dos Ministérios Públicos

Você já deve saber que fazer exercícios para um concurso do Ministério Público é essencial para a sua aprovação. E, mais do que isso, o ideal é você treinar com exercícios de concursos para membros do Ministério Público, já que as questões, muitas vezes, estarão direcionadas para o dia a dia da carreira. 

Então, busque identificar os concursos que aconteceram nos últimos dois ou três anos para membro do Ministério Público e faça (e refaça) todos os exercícios.

junte-se ao telegram

3. Conhecer os integrantes das bancas e as doutrinas utilizadas nos últimos concursos

Alguns concursos possuem a peculiaridade de já, na primeira fase, terem questões desenvolvidas por banca própria, muitas das vezes, ela será a responsável pelas questões de segunda fase e de prova oral. Portanto, conhecer quem está na banca, suas obras, temas de interesse e quais são suas predileções é uma dica de ouro. 

Observe também se a banca possui um autor ou autores de seu interesse ou observe no edital se existe indicação de doutrina. 

Sempre leve em consideração pesquisar o perfil da obra doutrinária que escolheu para se preparar para o concurso do Ministério Público.

4. Não descuidar da saúde física e mental no concurso do Ministério Público

Como falamos, o concurso para o Ministério Público é de alto nível e, desde a preparação inicial até a aprovação, vai exigir do candidato, futuro membro, preparações física e mental.

Portanto, não descuide de sua saúde, tenha momentos de lazer, pratique exercícios físicos e cuide de sua alimentação.

Prepare-se com o Curso Ênfase

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que sua preparação seja a mais tranquila possível. Lembre-se: você terá altos e baixos em sua preparação, isso é normal, o segredo é não desanimar e seguir em frente até a sua tão sonhada posse.

Prepare-se conosco, afinal, o Curso Ênfase oferece uma variedade de cursos preparatórios na área jurídica que vão fazer toda a diferença na sua preparação. E com essa chuva de editais, desistir não é uma opção! 

Nosso objetivo é que você tenha certeza de que irá passar até nos concursos mais difíceis. E mais, precisa colocar os estudos em dia? Nós também montamos planners para você cumprir todo o cronograma de conteúdos da carreira jurídica escolhida! Escolha aqui o seu planner desejado!

carreiras jurídicas 6