Concurso estadual: conheça as possíveis carreiras da área do Direito

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Concurso estadual: conheça as possíveis carreiras da área do Direito

Concurso estadual: conheça as possíveis carreiras da área do Direito

Os bacharéis em Direito têm diversas oportunidades de crescimento profissional e excelente remuneração no âmbito público. Hoje, o concurso estadual é a porta de entrada para diferentes carreiras jurídicas.

Comparada à realidade do funcionalismo público em geral, os cargos jurídicos dos poderes estaduais, municipais e federais servem de destaque quando falamos em estabilidade e boas condições.

A seguir, veja possíveis carreiras jurídicas que podem ser trilhadas na esfera estadual para definir melhor o rumo da sua preparação. Boa leitura!

Juiz Estadual

A magistratura, tanto no âmbito federal quanto estadual, é uma das profissões mais concorridas em concursos públicos na área do Direito. Por isso, ela representa um dos cargos mais difíceis de passar nos concursos.

O Juiz Estadual tem a responsabilidade de resolver, seguindo o princípio ético da imparcialidade, conflitos entre pessoas, empresas e Estado, além de realizar audiências de conciliação, verificar autos processuais e desenvolver sentenças. As ações que envolvem o interesse da união são direcionadas para os juízes federais.

O candidato a uma vaga na magistratura estadual deve ter formação em Direito e comprovar a sua experiência de, pelo menos, três anos em atividades jurídicas. O salário inicial de um Juiz Estadual pode ultrapassar 20 mil reais.

Promotor de Justiça do Estado

O Promotor de Justiça do Estado, também chamado apenas de Promotor, é um membro do Ministério Público Estadual (MPE). Ele atua somente em casos de Ação Penal Pública, quando o acusado comete um crime contra o Estado ou um crime grave que afeta a ordem pública em geral (tortura, sequestro, roubo, corrupção etc.).

O candidato ao cargo de Promotor deve responder aos seguintes critérios: ser bacharel em Direito, passar na prova da OAB e ter pelo menos 3 anos de experiência como advogado ou em outra prática jurídica. A jornada de trabalho do Promotor de Justiça é, em média, de 5 horas por dia e o seu salário gira em torno de 22 mil reais.

curso autoconhecimento aprendizado estratégias de estudo

Procurador do Estado

As atribuições do cargo de procurador do Estado são amplas: prestar consultoria jurídica aos órgãos internos (secretarias, autarquias etc.) e analisar os principais aspectos da administração pública, de modo a garantir que as atividades do governo estadual (processos administrativos e projetos de lei) estejam sempre dentro da legislação vigente.

Outra grande função do Procurador do Estado é representar o governo perante a justiça, em ações e tribunas. O candidato à Procuradoria Geral do Estado em um concurso estadual deve ter formação em direito e habilitação legal para o exercício da sua profissão. O salário inicial pode ultrapassar 19 mil reais.

Defensor Público Estadual

No artigo 5° da Carta Constitucional, que trata dos direitos e garantias individuais, há a garantia de assessoria jurídica integral e gratuita a todos os cidadãos brasileiros que comprovarem insuficiência de recursos para tal. O Defensor Público Estadual é uma das principais figuras na defesa judicial e extrajudicial da pessoa em situação de vulnerabilidade e na garantia do exercício dos direitos individuais.

Quem se interessa por uma vaga na Defensoria Pública deve ficar de olho nas especificações dos editais dos concursos, pois podem haver diferenças de acordo com o Estado. O candidato deve ter formação em Direito e habilitação legal para o exercício da sua profissão. O salário inicial do Defensor Público do Estado pode ultrapassar 14 mil reais.

O concurso estadual vem sendo a primeira etapa para diversos profissionais que desejam ascender no “mundo jurídico” e conseguir ter realização pessoal com o que trabalha. Seja para qual for a carreira que você pretende se candidatar, entenda que profissionais qualificados sempre terão portas abertas e maiores chances de crescer em cargos públicos.

Gostou do nosso conteúdo? Para se manter atualizado a respeito dos concursos jurídicos federais e estaduais espalhados pelo Brasil, assine a nossa newsletter!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos