Concurso federal: conheça 4 carreiras jurídicas!

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Concurso federal: conheça 4 carreiras jurídicas!

O concurso federal é um caminho amplo e bastante comum para bacharéis em Direito. Isso porque a carreira jurídica pública se mostra como uma grande oportunidade de alcançar a estabilidade financeira e o sucesso profissional.

Os servidores públicos federais atuam em autarquias do Poder Executivo do Governo Federal e cumprem funções essenciais para a manutenção da administração pública e garantia de serviços aos cidadãos. Os concursos para a carreira pública são marcados pela alta competitividade, pois os cargos apresentam salários atraentes e outras garantias.

A seguir, explicamos algumas carreiras jurídicas famosas de nível federal na área do Direito. Boa leitura!

1. Juiz Federal

A divisão da Justiça Federal é feita regionalmente: há um Tribunal Regional Federal (TRF) em cada uma das cinco regiões brasileiras. Cada TRF tem o papel de fazer seus respectivos concursos para cargos em aberto.

O salário inicial do Juiz Federal ultrapassa os 23 mil reais, e os seus requisitos são: ser bacharel em direito e comprovar experiência de, pelo menos, três anos em atividades jurídicas.

O papel do Juiz Federal é analisar e julgar ações e conflitos entre pessoas, empresas e agentes públicos, além de problemas referentes à nacionalidade, causas indígenas e execução de sentenças estrangeiras. Trata-se de um dos principais serviços públicos federais, o que reflete na sua altíssima concorrência e rigorosidade dos concursos.

2. Delegado da Polícia Federal

O Delegado da Polícia Federal é mais um cargo que exige o máximo dos candidatos no concurso. A sua atuação é no enfrentamento a ações criminosas que trazem danos ao patrimônio da União, além de combater o tráfico internacional e comandar o policiamento nas fronteiras.

O concurso para esse cargo vem acontecendo a cada três ou quatro anos. É requisito ter uma formação em Direito, além de conhecer extensamente a área Penal. O salário inicial do Delegado da Polícia Federal ultrapassa 14 mil reais.

3. Defensor Público Federal

O Defensor Público Federal atua de forma integral como representante daqueles que demonstram ao Estado condições insuficientes de contratar advogado sem sofrer prejuízos no próprio sustento e da sua família.

As ações do defensor estão ligadas à promoção dos direitos humanos, orientação jurídica e defesa dos direitos individuais e coletivos. Os concursos para esse cargo vêm acontecendo a cada dois ou três anos.

O candidato deve ser bacharel em direito e apresentar experiência comprovada de, pelo menos, dois anos em atividades jurídicas (contando com estágios realizados ao longo da faculdade). O salário inicial de um Defensor Público Federal ultrapassa os 16 mil reais.

4. Procurador Federal

O Procurador da União atua como representante das autarquias federais, defendendo os seus interesses em ações judiciais e extrajudiciais, além de realizar consultoria e assessoramento jurídico.

O candidato a uma vaga na Procuradoria Geral da República deve ter bacharel em Direito, estar inscrito na OAB e apresentar experiência de, pelo menos, dois anos em atividades jurídicas. O salário inicial do procurador ultrapassa 19 mil reais.

A preparação para um concurso federal exige planejamento e uma boa metodologia de estudo. Hoje, o candidato pode contar não só com opções de cursos presenciais, mas também de cursos online voltados para as carreiras jurídicas federais. O foco e a disciplina ao longo da preparação são as chaves para alcançar essas vagas muito disputadas.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o nosso blog, agora para saber mais detalhes sobre a carreira jurídica de Procurador Federal.

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos