Como funciona o concurso para o TRF4?

Quer aprender e descobrir tudo sobre como funciona o concurso do TRF4? Para você que está estudando e se preparando para um dos certames mais disputados do país, uma boa preparação faz toda a diferença! 

Fique com a gente que ao longo do texto vamos te atualizar com as últimas notícias de um concurso que te dará estabilidade, uma ótima remuneração e prestígio profissional. Afinal, o concurso para juiz federal atrai muitos candidatos em busca de um mesmo objetivo e,  justamente por isso, se torna tão concorrido.

Leia também:

Requisitos para ser Juiz Federal

Estudar para concurso: 10 dicas para criar uma rotina de estudos

Vale a pena ressaltar que o Tribunal Regional da 4ª Região tem sede em Porto Alegre,  e possui jurisdição no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no estado do Paraná. Florianópolis e Curitiba funcionam como Turmas Regionais descentralizadas.

O que você vai ver neste post:

– Para quem é o concurso do TRF4

– Etapas de prova

– Último concurso do TRF4 

– Próximo certame

– Prepare-se com o Curso Ênfase

Vamos nessa?

Para quem é o concurso do TRF4?

Ao contrário do que muitos pensam na carreira do serviço público, onde o candidato se limita a apenas uma bateria de provas para a aprovação final, e às vezes não existe a necessidade de formação profissional específica, para o cargo de Juiz Federal isso é um pouco diferente. O art. 93, inc. I, da Constituição Federal, detalha quais são todos os requisitos para quem deseja seguir a carreira de magistratura:

  • Possuir registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Ser bacharel em Direito;
  • Cumprir pelo menos 3 anos de atividade jurídica.

Além disso, é preciso que o postulante ao cargo esteja em dia com as obrigações militares e eleitorais, tenha nacionalidade brasileira e não possuir de forma alguma antecedentes criminais.

Portanto, se você acha que tem esse perfil e se encaixa nesses requisitos formais, o único obstáculo entre você e a aprovação é a jornada de estudos até o dia de prova. Na sequência, veja as etapas de provas que são importantes para a carreira de Juiz Federal.

Etapas de Prova

Etapa 1: Prova objetiva (eliminatória e classificatória);

Etapa 2: Prova discursiva e prova escrita (eliminatória e classificatória);

Etapa 3: Inscrição definitiva, dividida em três etapas: sindicância, exame de sanidade físico e mental e exame psicotécnico (eliminatória e classificatória);

Etapa 4: Prova oral (eliminatória e classificatória);

Etapa 5: Avaliação de títulos (classificatória)

Quer mais informações sobre todas as etapas de prova de um concurso para Juiz Federal? Clique aqui!

Último concurso do TRF4 

O último concurso do TRF4 foi realizado no ano de 2016 e na época foram ofertadas 22 vagas imediatas. Com validade até o mês de agosto de 2019, a remuneração inicial oferecida para os aprovados era de  R$ 27.500,17.

Com uma taxa de inscrição de R$ 200,00, o concurso do Tribunal Regional Federal da 4ª Região destinou 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para os candidatos negros/pardos.

Próximo certame

O concurso TRF4 Juiz já formou comissão e o edital pode estar próximo de ser anunciado, agora eles vão escolher a banca organizadora do certame.

De acordo com o portal de transparência do Tribunal Regional da 4ª Região, atualmente existem 31 cargos estão vagos, sendo 2 para Juiz Federal de carreira e 29 para Juiz Federal Substituto.

Veja aqui quais são as matérias mais cobradas no concurso TRF4!

Prepare-se com o Curso Ênfase

A hora é agora!

Com o edital do concurso para o TRF4 batendo na porta essa é a sua chance de focar na preparação e ser aprovado. Intensifique os seus estudos com o Curso Ênfase!

O nosso objetivo aqui é mostrar que, com dedicação e persistência, é possível realizar os seus sonhos, e se você está lendo isso agora, é porque tem interesse neste cargo.

guia completo concurso juiz federal