Afinal, como é o concurso para promotor de justiça?

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Afinal, como é o concurso para promotor de justiça?

Afinal, como é o concurso para promotor de justiça?

O concurso para promotor de justiça é um dos mais procurados por bacharéis em Direito. Isso porque o cargo assegura não só uma função de grande prestígio ao profissional dentro do sistema jurídico brasileiro, mas principalmente uma estabilidade financeira, devido à sua significativa média salarial.

Esses benefícios e a possibilidade de crescer dentro da carreira representam nada menos que a recompensa dos aprovados em um dos concursos públicos mais disputados na área do Direito. De fato, o candidato que almeja ter um bom resultado em um concurso para promotor, como também é chamado, precisa de uma preparação muito bem planejada.

Esse é o seu caso? A seguir, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o concurso para promotor de justiça: as atribuições do cargo, a média salarial, os requisitos para ingressar, as fases do certame e algumas dicas para a sua preparação. Boa leitura!

As atribuições do promotor de justiça

Existem no Brasil o Ministério Público Federal (MPF) e os ministérios públicos estaduais. O promotor de justiça atua na esfera estadual, ou seja, ele é membro do ministério público de determinado estado da federação. Isso significa que o ingresso nesse cargo se dá por meio de um concurso público estadual.

O promotor, membro do Ministério Público, atua em ações judiciais de interesses coletivos. Em outras palavras, ele advoga em favor da preservação da ordem social: como agente de acusação ou defesa nas áreas de meio ambiente, defesa do patrimônio público, direito dos consumidores, crimes contra o Estado, Vara da Família, Vara da Infância e Juventude, entre outras.

Percebe-se que as atribuições de um promotor exigem algumas competências fundamentais, como o bom conhecimento da tramitação judiciária e das práticas relacionadas ao Direito, comprometimento com o interesse coletivo, boa retórica e domínio das habilidades de escrita.

A diferença entre promotor de justiça e juiz

O promotor de justiça e o juiz têm diferentes funções. Uma visão equivocada sobre esses dois cargos considera o juiz como um agente “superior” à figura do promotor; quando, na verdade, eles desempenham papéis complementares no andamento de um processo judicial.

O juiz faz parte do Poder Judiciário e o promotor é um elemento do Ministério Público Estadual. Trata-se de duas esferas com autonomia administrativa e financeira da justiça brasileira. Entretanto, enquanto o juiz tem o dever de julgar, o promotor apresenta-lhe o processo e faz todo o papel de reunir provas, laudos e testemunhas.

Desse modo, percebe-se que o promotor dá início a uma ação judicial quando alguma desordem de natureza social não pode ser resolvida extrajudicialmente. A ação, por sua vez, passa a ser conduzida pelo magistrado, que realiza o julgamento de acordo com a respectiva legislação federal e estadual.

curso autoconhecimento aprendizado estratégias de estudo

A média salarial do promotor de justiça

O cargo de promotor de justiça leva milhares de candidatos à disputa por uma vaga em um concurso público. Um dos motivos dessa procura é o salário proporcionado, cujo valor médio gira em torno de 24 mil e pode chegar a 33 mil reais, dependendo do estado em que o promotor atua.

Os requisitos para ingressar no cargo

Tem interesse em prestar concurso para promotor de justiça? É importante ficar por dentro das exigências desse cargo tão disputado. Os requisitos são os seguintes:

  • nacionalidade brasileira;
  • diploma de ensino superior no curso de Bacharelado em Direito;
  • carteira da OAB: aprovação no exame;
  • experiência profissional de, no mínimo, 3 (três) anos em atividades jurídicas;
  • estar em dia com o serviço militar (no caso dos homens);
  • não registrar inconformidades com a justiça eleitoral;
  • apresentar boa saúde física e mental nos exames médicos e psicotécnicos;
  • ausência de antecedentes criminais incompatíveis com o exercício da função.

As fases do concurso para promotor de justiça

O processo seletivo para ser aprovado para um cargo como esse é extenso e exige conhecimento do candidato em várias áreas. Para atingir um bom resultado, é fundamental conhecer bem como funciona as etapas do concurso.

O processo pode variar de acordo com o estado em que o candidato presta o concurso, mas a maioria segue um padrão com as seguintes fases: prova objetiva com questões de múltipla escolha (1° fase), prova escrita discursiva (2° fase) e prova oral (3° fase). As três fases têm função classificatória e eliminatória.

A primeira fase avalia o conhecimento do candidato acerca das noções do direito e da legislação. A segunda fase geralmente é composta por uma peça prática e algumas questões discursivas sobre temas dispostos no edital do concurso. A terceira fase, a prova oral, é composta por uma apresentação com plateia aberta a interessados (formada, muitas vezes, por outros candidatos que desejam se familiarizar com a mensuração da banca).

Como se preparar bem para o concurso

Passar em um concurso público para o cargo de promotor de justiça é um grande desafio. Como vimos, trata-se de um dos cargos mais visados pelos bacharéis em Direito. Só os candidatos que realmente investem tempo e dedicação diária conseguem tal feito.

Não é um caminho fácil, mas não é impossível. Pense que você precisa apenas de uma das vagas das disponíveis.

Para chegar tão longe, faça um planejamento e priorize os meios mais eficazes que existem para obter uma preparação de qualidade. Estamos falando de poupar tempo, paciência e dinheiro. Otimize a sua rotina com um curso online para concurso!

Estudar para concurso para promotor de justiça não pode ser uma tarefa que comprometa os seus compromissos diários e nem exija enormes sacrifícios. Hoje, você pode estudar sem sair de casa, contar com a ajuda de profissionais de ponta e, ainda, ter acesso a materiais atualizados para o cargo que você almeja no concurso.

Escolhas como essa impactam positivamente a sua rotina de estudos e tornam a sua preparação rumo à aprovação muito mais inteligente. Portanto, não deixe de investir no seu futuro!

Quer conhecer o melhor jeito de estudar para o concurso de promotor de justiça? Conheça a plataforma online do Curso Ênfase: somos referência em preparatórios para os concursos públicos mais difíceis do Brasil! Acesse agora o nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos