Como se preparar nos estudos para concursos em 2022? Veja dicas!

Com a retomada gradual das atividades, a perspectiva, no universo dos concursos em 2022, é muito positiva. Afinal, em razão do cenário vivenciado com a pandemia do Coronavírus (Covid-19), os planos de muitos concurseiros foram adiados.

Com a suspensão e o adiamento de várias provas de concursos previstas para os anos de 2020 e 2021, a tendência era essa chuva de editais que estamos presenciando.

Há muitos editais abertos, vários concursos autorizados e inúmeras provas previstas. O final do ano de 2021 já está chegando ao fim, e com ele as comemorações de Natal e Ano Novo, mas, para o concurseiro que tem o sonho de ocupar um cargo público, não há tempo a perder.

Por isso, daremos algumas dicas de preparação para que 2022 seja um ano de sucesso, com a tão sonhada aprovação.

Leia mais: 

Concursos 2022: vagas e editais previstos

Veja quais são as carreiras no serviço público mais desejadas e concorridas

1. Monte um cronograma de estudos

O primeiro passo para conquistar a aprovação no ano de 2022 é montar um cronograma de estudos.

Sugerimos que o candidato conheça bem o edital do concurso desejado, fazendo uma análise com o peso de cada matéria cobrada e o tempo disponível para o estudo. Com essas informações, distribua as matérias, ao longo dos horários, de acordo com a sua importância: matérias com maior peso e dificuldade requerem mais tempo de estudo, enquanto matérias com menor peso ou que o concurseiro domina podem ser vistas em menos tempo.

Não se esqueça de que é importante destinar um tempo para fazer uma atividade física. Inclua, ainda, pequenas pausas ao longo do dia e um tempo para o descanso.

No entanto, muito cuidado para não se empolgar com as comemorações do final do ano e passar longos períodos sem estudar. Os concursos de alto rendimento requerem dos concurseiros dedicação, o que muitas vezes implica abdicar de alguns eventos e de algumas comemorações.

junte-se ao telegram

2. Tenha um método de estudos para os concursos em 2022

Tenha um método de estudo eficiente para ser aprovado.

Uma sugestão é que o concurseiro tenha um bom material de base, direcionado para concursos, tais como videoaulas e resumos. O concurseiro pode se valer de grifos ou anotações das informações mais importantes, que serão revisadas posteriormente. Outra sugestão é a confecção de mapas mentais, que são resumos sucintos com símbolos, setas e cores que ajudam a fixação da matéria.

Recorrer a um mapa mental pode ser interessante para o aluno que sente dificuldade para se preparar para um concurso público, já que auxilia o cérebro a armazenar as informações de forma compacta, de rápido acesso. Em outras palavras, os mapas mentais ajudam os neurônios a fazer conexões entre os assuntos de maneira ainda mais rápida e eficiente. Descubra como usar os mapas mentais!

Além disso, é essencial a leitura da legislação, da jurisprudência e a resolução de questões e simulados. Não se esqueça, ainda, de inserir revisões periódicas na rotina de estudos. Não fique trocando de material o tempo todo nem tentando estudar por várias fontes, já que o conteúdo dos editais é extenso. 

3. Tenha um Planner de estudos jurídicos

Outro ponto para quem quer dominar o mundo dos concursos públicos em 2022 é o planner de estudos jurídicos. Fundamental, ele auxilia o candidato a preparar o seu cronograma de estudos e tem como objetivo organizar as matérias, conteúdos e as tarefas a serem realizadas, de acordo com a disponibilidade da agenda. 

Além de ter um aumento da produtividade, os estudantes conseguem fixar pontos importantes nos estudos. Quer descobrir todos os benefícios dos planners jurídicos? Clique aqui e saiba mais!

4. Estude com qualidade para concursos em 2022

Para ser aprovado nos concursos em 2022, o concurseiro precisa de muito foco e de muita disciplina. É necessário evitar a procrastinação, pois os concursos têm exigido cada vez mais dos candidatos.

Quer saber como evitar a procrastinação? Veja essas 4 dicas práticas sobre o tema!

Para um estudo de qualidade, é essencial que o concurseiro elimine distrações, como telefone e Internet. Mais do que passar horas sentados em frente aos livros, se deseja ser aprovado em um concurso no ano de 2022, o concurseiro precisa fazer um bom uso do seu tempo, para que as horas dedicadas ao estudo, sejam elas poucas ou muitas, sejam de fato produtivas.

O ano de 2021 ainda não acabou, então, comece logo! Se você tem o sonho de ser aprovado em um concurso público no ano de 2022, não deixe para começar depois.

carreiras jurídicas 5
https://cursoenfase.com.br/?utm_source=blog&utm_medium=social&utm_campaign=trafego-blog