Curso para Juiz Federal

Para você que deseja saber tudo sobre o curso para Juiz Federal, este é o seu momento! Sabe-se que o cargo apresenta excelentes remunerações e prestígio profissional, afinal, este concurso em específico é bastante concorrido e atrai milhares de candidatos atrás de poucas vagas.

Possuindo 5 etapas de prova, é importante que o curso para Juiz Federal trabalhe cada uma delas em específico, fazendo com que o aluno aprenda da melhor forma possível todo o conteúdo que o edital cobra.

Neste artigo vamos te passar quanto custa estudar para um curso para Juiz Federal, o tempo de preparação para se tornar um e muito mais! Fique atento.

Quer descobrir o que faz um Juiz Federal? Clique aqui!

Leia também:

Como funciona o curso para concursos de Juiz Federal e Procurador da República?

Saiba como funciona o concurso Juiz Federal!

Quanto custa um curso para Juiz Federal?

Um curso para Juiz Federal custa entre R$ 1500,00 e R$ 2000,00, dependendo de todos os benefícios e materiais que a plataforma de ensino oferece.

Opte por escolher um onde as aulas teóricas e todos os materiais escritos sejam estruturados pensando em todas as fases do concurso (Prova Objetiva, Prova Discursiva, Inscrição Definitiva, Prova Oral, Avaliação de títulos).

É interessante que possua uma preparação específica e detalhada para questões discursivas, com peças práticas e pareceres, além de técnicas e prática de sentença para a Magistratura Federal.

guia completo concurso juiz federal

Quanto tempo para me tornar um Juiz Federal?

O tempo necessário para se tornar um Juiz Federal depende de 3 fatores: 

– Conclusão da graduação em Direito;

– Tempo mínimo de 3 anos de atividade jurídica;

– Ser aprovado em concurso público para Juiz Federal./

Se a pessoa interessada está ingressando agora no curso de Direito, ele poderá ser aprovado após 8 anos (5 anos da faculdade mais 3 anos de prática jurídica) Por outro lado, caso o candidato já seja recém-formado, o tempo mínimo será de 3 anos, que se refere ao período de atividade jurídica.

Mas após passar por essas etapas, vem o principal objetivo, ser aprovado em um concurso para Juiz Federal. Último degrau na vida de quem deseja se tornar um Magistrado.

Segundo uma pesquisa feita pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), um juiz participa, antes de ser aprovado, numa média de dois a três concursos, com tempo médio de estudo de três anos e meio.

Saiba mais sobre o assunto, veja este artigo do Curso Ênfase!

O que faz um Juiz do TRF?

Sendo um representante máximo da justiça no país, um Juiz do TRF é o responsável por conceder veredictos, mediar conflitos e resolver situações que, muitas vezes, parecem sem solução.

Cabe a ele julgar todas as ações em que a União, suas autarquias e empresas públicas federais possuam interesses. Além disso, o Juiz do TRF julga também outras matérias, como aquelas envolvendo Estados estrangeiros, a disputa sobre direitos indígenas, as causas referentes à nacionalidade e à naturalização e a execução de sentença estrangeira.

Prepare-se com o Curso Ênfase!

Agora que você já sabe tudo sobre o curso para Juiz Federal, intensifique os seus estudos com Curso Ênfase.  

Nosso objetivo é que você tenha certeza de que irá passar até nos concursos mais difíceis.

E mais, precisa colocar os estudos em dia? Nós também montamos planners para você cumprir todo o cronograma de conteúdos da carreira jurídica escolhida! Escolha já o seu planner desejado e comece a sua preparação!