Delegado federal e delegado civil: quais as atribuições?

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
delegado federal

 Delegado federal e delegado civil: quais as atribuições?

Uma das carreiras jurídicas mais procuradas pelos concurseiros é a de delegado. Tanto o cargo de delegado civil quanto o de delegado federal exigem não só muito esforço e uma preparação de qualidade para o concurso, mas também amor pelo cargo e pelas suas funções no dia a dia.

É comum que os interessados tenham dúvidas em relação aos benefícios, atribuições, remuneração e tudo que envolve o cargo. Para auxiliar nessa busca, reunimos o que você precisa saber sobre as carreiras de delegado federal e civil, as diferenças entre esses dois ramos e como funcionam as etapas do concurso público para delegado. Acompanhe!

Quais são as atribuições de um delegado?

Antes de abordar especificamente o dia a dia do delegado, vale a pena conhecer um pouco o perfil de quem opta por essa carreira. Isso é importante porque o delegado deve reunir algumas características pessoais que favorecem o exercício da sua profissão.

O delegado atua em uma posição de liderança que demanda um grande senso de justiça, coragem e autocontrole, além de vasta capacidade de análise, criticidade, comunicação e resistência física. As aptidões pessoais não devem deixar de lado um profundo conhecimento técnico da legislação que rege o seu cargo.

Essas características não se referem a um “modelo” para atuar como advogado, mas se tratam de habilidades que favorecem o dia a dia da profissão.

Em relação às atribuições, o advogado de polícia coordena investigações criminais, reúne e verifica a veracidade de provas, controla as medidas para obter provas criminais, acompanha, quando necessário, exames de perícia e decide pelo indiciamento de um investigado.

Diferentemente da maioria dos cargos jurídicos, o advogado de polícia não tem uma rotina definida. Apesar de suas responsabilidades com as ações criminais, a cada inquérito podem surgir reuniões, relatórios e provas para uma operação policial que tornam o dia a dia do advogado uma verdadeira missão.

Quais são as diferenças entre delegado federal e civil?

Tratando-se das responsabilidades e deveres administrativos, os cargos de delegado civil e federal cumprem praticamente as mesmas atribuições. Ambos realizam as ações policiais por meio de inquéritos e requisitam perícias, informações e documentos para análise jurídica dos fatos e condução das investigações.

A diferença entre as atuações do delegado federal e civil está no âmbito institucional. O delegado Civil se compromete com investigações concentradas na esfera estadual, como em delitos contra pessoas ou patrimônios. O delegado Federal se compromete com investigações criminais referentes à União e com repercussão internacional, como crimes de corrupção, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes previdenciários.

O delegado civil é um servidor público estadual, enquanto o delegado Federal é um servidor público federal.

Em relação à remuneração, o salário inicial do agente federal tem o valor médio de 12 mil reais. Assim como acontece com outros cargos federais, esse valor é reajustado de acordo com a evolução do profissional na carreira. Ou seja, a remuneração aumenta conforme cada nova classe alcançada pelo policial.

Na polícia civil, por ser um cargo de âmbito estadual, o salário inicial do delegado de polícia varia conforme o estado em que ele atua. O valor pode ir de 7 mil até 22 mil reais.

Apesar de suas diferenças, os requisitos para os cargos são os mesmos. Nos dois casos, é necessário ter o curso de graduação de bacharelado em Direito, não é necessário ter passado no exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pode ser exigido a comprovação de, pelo menos, três anos de experiência em atividade jurídica ou policial.

Um dos requisitos para ingressar tanto no cargo de advogado Civil quanto de advogado Federal é a aprovação em um concurso público. A seguir, explicamos como funciona o concurso nessa área jurídica. Acompanhe e saiba como se preparar!

Como funciona o concurso para delegado federal e civil?

Quem se interessa pela carreira de advogado policial precisa montar uma rígida rotina de estudo. O candidato que prestará concurso tanto para delegado Federal quanto para delegado Civil precisa saber que o processo seletivo é dividido em duas etapas de caráter eliminatório e classificatório.

São processos que se justificam pela elevada importância do cargo de delegado de polícia. As etapas são as que listamos a seguir.

A primeira etapa do concurso

A primeira etapa reúne a prova escrita, o teste de aptidão física e a investigação social. A prova escrita é a fase teórica que demanda um amplo conhecimento técnico das principais áreas do Direito. Para se preparar adequadamente, é importante investir em um curso de capacitação, realizar questões de provas anteriores e analisar bem o edital do concurso.

O teste de aptidão física demanda do candidato uma resistência corporal para passar nas atividades, o que é adquirido com um estilo de vida saudável, exercícios físicos e alimentação balanceada. Nesse momento, também pode ser exigido exames médicos e psicológicos para avaliar a saúde física e mental do candidato.

A investigação social não entra como uma avaliação classificatória, mas ainda tem caráter eliminatório. Trata-se de uma busca de informações sobre a postura social e profissional do candidato a partir de antecedentes criminais. A investigação serve para verificar se o candidato apresenta idoneidade moral para o exercício do cargo público.

A segunda etapa do concurso

Aprovado nas avaliações que compõem a primeira etapa do concurso, o futuro delegado civil passa pelo curso da Academia de Polícia Civil (APC), enquanto o futuro delegado federal passa pelo curso da Academia Nacional de Polícia (ANP).

Ambos os cursos têm caráter eliminatório e classificatório e oferecem treinamentos de defesa pessoal, tiro, armamento, técnicas de investigação etc.

As vagas de delegado federal e delegado civil em concursos públicos costumam ter alta concorrência, o que demanda um plano de estudos adequado para a prova. Portanto, se você quer assumir as responsabilidades de investigar e reprimir crimes, atuando como delegado, prepare-se para as etapas do concurso e saia na frente da concorrência.

Para ficar por dentro de mais dicas do mundo jurídico, acompanhe o Curso Ênfase nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram.

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos