Dicas para aprimorar a rotina de estudos

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Dicas para aprimorar a rotina de estudos

O estudo para concurso está mais para uma maratona do que para uma corrida de 100m. É necessário imprimir um ritmo de estudos adequado na jornada. As dicas de hoje têm como objetivo justamente contribuir com o aperfeiçoamento da sua rotina de estudos.

1. Tenha um horário fixo. Se estamos falando de rotina, a existência de um horário certo para estudar é indispensável. É necessário ter hora para começar e para terminar, o que deve se repetir todos os dias que você estudar. A repetição tornará a prática em hábito, o que tornará o seu aprendizado mais eficaz.

2. Evite distrações. Um dos maiores desafios para a concentração nos estudos é a multiplicidade de distrações que temos nos dias atuais. É evidente que a interrupção dos estudos diminui a sua produtividade. Por isso, é necessário se antecipar às distrações para evitá-las, desligando ou silenciando, por exemplo, o smartphone, para evitar a tentação das redes sociais.

3. Faça planejamento. É necessário saber o que se vai estudar antes de sentar na cadeira. Na verdade, é importante saber quais matérias você vai estudar na semana, quantas páginas ou informativos terá que ler, quantos exercícios irá resolver, etc. Elabore um cronograma. Não se esqueça de separar um dia para revisão e outro para descansar.

Espero que as dicas tenham sido úteis. Até!

Por Anderson Silva (Juiz Federal TRF2) 

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos