Diretor da Polícia Federal autoriza concurso para delegado, perito, agente e escrivão

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Diretor da Polícia Federal autoriza concurso para delegado, perito, agente e escrivão

Uma nova notícia sinaliza para o início da preparação para quem pretende ingressar na Polícia Federal. De acordo com informações divulgadas, a PF encaminhou processo visando a realização de concurso para delegado e perito, como já estava nos planos, e também para agente e escrivão.

A seleção para os quatro cargos é de total interesse do órgão e foi autorizada pelo diretor-geral da PF, Leandro Daiello, que tem essa autonomia. O processo para a efetivação do concurso já foi, inclusive, enviado para a análise dos ministérios da Justiça e do Planejamento.

A demanda foi reiterada por Daiello na última terça, dia 10. Esse procedimento é necessário porque mesmo com a autonomia para abrir concursos policiais, obtida no fim de 2014, a PF ainda precisa de confirmação de disponibilidade orçamentária para o preenchimento das vagas a serem oferecidas.

Ainda não há informações sobre a quantidade de vagas pretendidas para agente e escrivão. No caso de delegado e perito, a intenção da PF era de preencher 558 vagas, sendo 491 no primeiro e 67 no segundo. Esses números, no entanto, podem ter sido revistos em função do aumento da quantidade de vagas desocupadas na corporação.

A autonomia teórica para a abertura de concursos foi conquistada pela PF no fim de 2014 e faz com que o órgão seja considerado uma das exceções à política de suspensão dos concursos públicos em andamento no governo federal. A PF ainda não conseguiu o aval para realizar a seleção de delegado e perito, que já havia sido demandada, mas com a inclusão dos cargos de agente e escrivão nos planos, o órgão deverá reforçar as negociações junto ao Planejamento.

As seleções da PF são tradicionalmente realizadas pelo Cespe/UnB, por meio de provas objetivas e discursivas, exame de aptidão física, exame médico, avaliação psicológica, avaliação de títulos, prova oral (apenas delegado) e curso de formação profissional. As avaliações são aplicadas em todas as capitais.

Fonte: www.folhadirigida.com.br 

 

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos