É possível estudar sozinho para concursos públicos?

Para aqueles que almejam uma vaga no funcionalismo público e precisam estudar sozinho para concursos, de cara já adiantamos: não é uma tarefa fácil! Mas para você que não está tão motivado ou não sabe por onde começar, separamos algumas dicas que irão facilitar a sua jornada.

Primeiramente aqui vai uma dica de ouro para todo concurseiro que sonha em ser aprovado em um concurso público de alto rendimento, que é a utilização de mapas mentais na rotina de estudos. O mapa mental ajuda as pessoas a fixarem um assunto por muito tempo na memória. E quando se está sozinho na preparação, a memória precisa estar ativada para captar o máximo de informações possíveis.

Leia mais:

Os 5 melhores concursos públicos para advogado

Quanto ganha um funcionário público jurídico?

Dito isso, vamos destacar 5 pontos fundamentais para o concurseiro que deseja começar a estudar para os concursos públicos sem ajuda, e ao final responderemos essa questão tão importante. Vamos nessa?

1- Organize o seu tempo de estudos

Primeiro de tudo é sempre muito bom ter organizado, bem distribuído todo o seu tempo de estudos. Caso disponha apenas de 3 horas por dia para leituras, divida bem o conteúdo e mantenha foco e dedicação nos assuntos mais importantes.

É preciso que o seu tempo de estudos seja um hábito, uma atividade corriqueira!

Procure ter uma agenda fixa semanal ou quinzenal, com essa periodicidade a sua produtividade nos estudos vai aumentar, fazendo com que você possa estudar sozinho para concursos públicos

Confira algumas dicas de como ter o seu tempo de estudos organizado e inicie a sua rotina rumo à aprovação!

2 – Estude pelo edital

Toda a informação que você precisa para ser aprovado está disponível no edital do concurso. Disciplinas, peso de cada uma delas, assuntos mais importantes, dia, horário e informações adicionais. 

É preciso estudar todo o conteúdo programático e ter em mente que quando se estuda sozinho, buscar informações e descobrir novas coisas ficam sob sua responsabilidade apenas. Não existem professores ou sistemas que te façam relembrar questões de editais anteriores ou dicas de uma determinada banca examinadora que fará a organização do certame.

3 – Estude em um local adequado 

É preciso que você tenha um local que seja destinado apenas para os seus estudos, que não te distraia ou seja barulhento. Tenha a sua disposição uma cadeira de preferência confortável e uma mesa que dê para organizar os seus materiais e anotações.

Uma dica valiosa é não misturar espaços que te tragam outras sensações. Estudar no quarto pode ser bom? Sim! Mas a partir do momento em que a sua cama te atrai e você abandona uma leitura, vai descobrir que está na hora de ter um cantinho apropriado para os estudos.

E esse fator pode ser confundido com a procrastinação, que, de fato, não deixa de ser um adiamento das suas responsabilidades.

4 – Faça o individual se tornar coletivo

Apesar de você estar estudando sozinho, é possível estudar de forma compartilhada, fazendo o alguns acompanhamentos individuais se tornando coletivo. Crie um grupo de whatsapp com os amigos, entre em comunidades do facebook e outros grupos virtuais de estudos.

Dessa forma você não se sente solitário e entende que durante a jornada para a aprovação você vai precisar de apoio e pessoas que te impulsionam! É preciso achar um ponto de equilíbrio entre o que é saudável para você, não deixando a sua saúde mental ficar abalada durante essa trajetória.

5 – Reserve momentos para você

Sim, é de suma importância que você ao longo dessa trajetória de estudos sozinho rumo a aprovação reserve momentos de lazer. É preciso respeitar os limites do seu corpo, para que muito foco e horas de estudos não sejam prejudiciais à sua saúde.

Se ao final de semana você pretende ficar estudando durante um certo período de tempo, tire algum momento para visitar uma exposição, ir ao cinema com amigos ou até mesmo torcer pelo seu time. É desse equilíbrio que a sua rotina necessita para que você, estudando sozinho, seja aprovado nos concursos mais importantes do país.

Afinal, é possível estudar sozinho para concursos?

Vamos a resposta final?

Somando todos esses pontos e respeitando os seus limites entendemos que SIM, é possível estudar sozinho para concursos públicos. A caminhada será mais longa e com menos apoio, mas traçando metas o seu sonho estará cada vez mais perto!

Prepare-se com o Curso Ênfase!

Apesar de estudar sozinho ser uma opção, com o Curso Ênfase é MUITO MELHOR!

Intensifique os seus estudos com a variedade de cursos preparatórios na área jurídica, afinal, o nosso objetivo é que você tenha certeza de que irá passar até nos concursos mais difíceis.

E mais, precisa colocar os estudos em dia? Nós também montamos planners para você cumprir todo o cronograma de conteúdos da carreira jurídica escolhida! Escolha já o seu planner desejado e comece a sua preparação!