Você sabe quais são as etapas do concurso público? Veja todas aqui

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Você sabe quais são as etapas do concurso público? Veja todas aqui

Você sabe quais são as etapas do concurso público? Veja todas aqui

Se você já prestou algum concurso ou está planejando tentar um, já deve ter conferido todas as fases que acontecem depois da publicação do edital. Mas você já parou para pensar em todas as etapas do concurso público que acontecem antes de sua publicação?

Neste post, você descobrirá como acontece o processo desde a autorização do concurso pelo órgão competente até a convocação dos candidatos aprovados. Entenda melhor como tudo isso funciona!

Quais são as etapas do concurso público?

Assim como se preparar para uma prova de concurso público exige do concurseiro uma rotina de estudos intensa, a organização e toda preparação do próprio concurso começa bem antes da publicação do edital. Confira a seguir todas as etapas pelas quais ele passa até chegar à convocação dos aprovados.

Autorização para o concurso

Uma vez identificada a necessidade do concurso, é preciso buscar a autorização para sua realização. Em alguns órgãos federais, é necessário que ele esteja previsto no orçamento daquele ano. Então é preciso solicitá-la com antecedência ao Ministério do Planejamento. Outros órgãos têm autonomia para autorizar a realização dos próprios concursos.

Já no Poder Executivo Estadual, a Secretaria de Planejamento deve analisar e aprovar a autorização para então enviá-la ao governador. Somente após sua assinatura o concurso poderá ser realizado.

Formação da comissão

A comissão organizadora é a responsável por acompanhar toda a realização do concurso desde a produção do edital até seu final. Ela é composta por técnicos, analistas, promotores e defensores, de acordo com a área do concurso.

Escolha da banca

Ela é quem organiza e aplica todas as etapas do concurso. As mais conhecidas são a Fundação Getúlio Vargas, a Fundação Carlos Chagas e a Cespe/Cebraspe, que é a mais temida por ter fama de aplicar as provas mais difíceis.

A banca define como será a estrutura da prova e cada uma tem seu próprio estilo de avaliação. Por isso é importante que haja uma preparação específica para cada concurso.

curso direito ambiental concurso magistratura juiz federal

Produção do edital

Essa etapa é realizada em conjunto, pelo órgão público e pela banca escolhida. No edital, serão colocadas todas as regras do concurso. Nele constarão informações como vagas, especialidades, cargos, datas de provas e de inscrições e quais conteúdos serão exigidos.

Publicação do edital

Geralmente, ele é publicado no Diário Oficial. Ler atentamente o edital é fundamental para todo candidato que quer se sair bem no concurso. Alguns candidatos deixam para estudar somente após a publicação do edital, porém algumas provas já acontecem 60 ou 90 dias após a publicação e o prazo para o estudo é muito curto. Essa não é uma boa ideia.

Essas provas costumam ser bastante densas e exigem muita preparação. Embora algumas pessoas prefiram estudar sozinhas, outras preferem fazer um curso preparatório e apostar na experiência e no conhecimento de quem já lida com concursos há algum tempo.

Aplicação das provas

Elas acontecem sempre aos fins de semana e os candidatos devem chegar ao local uma hora antes do horário marcado. Fique atento ao que está estipulado no edital quanto ao que é permitido ou não na hora da prova.

Algumas provas, por exemplo, exigem que os candidatos levem caneta na cor preta, com cartucho transparente. Outras já são mais flexíveis e permitem outros materiais.

É comum que os concursos realizem três (ou até mais) fases de provas, portanto é importante ficar atento a esse calendário.

Divulgação dos resultados

Após o período necessário, é divulgada a lista com o resultado dos aprovados. Se algum candidato discordar, ele tem um prazo para entrar com um recurso pedindo a revisão do gabarito.

Pedido de recurso

Caso haja algum pedido de recurso, a comissão organizadora deverá analisá-lo e dar uma resposta ao requerente. Se houver alguma alteração, outra lista será publicada; senão, a lista permanece a mesma.

Homologação

Ela é o resultado final depois de todos os recursos, se houver. É a lista definitiva dos candidatos aprovados.

Convocação dos aprovados

Essa é a última etapa do concurso. Agora é só se apresentar com os documentos exigidos no edital e começar a trabalhar em sua nova função!

São muitas as etapas do concurso público. Assim como é necessário muito trabalho e dedicação para organizar o concurso, para conseguir um bom resultado na prova o concurseiro precisa de muito estudo e empenho. Não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Uma coisa é certa: se você realmente almeja um cargo público, desistir não é uma opção!

Agora que você já sabe mais sobre todas as etapas de um concurso, não deixe de conferir estas 5 dicas para ir bem nas provas!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos