Guia com dicas para passar em concursos públicos

A sorte e o acaso não são os principais ingredientes que o concurseiro deve contar. O Filósofo romano Sêneca disse que a sorte “é o que acontece quando a capacidade encontra-se com a oportunidade.”

O estudo para passar em concursos públicos envolve diversas matérias e absorção de informações. Conhecimentos prévios ajudam na preparação, mas o treino deve ser contínuo. Com o objetivo de auxiliar na preparação de alta performance, trouxemos 5 dicas para passar em concursos.

1. DEFINA SEU OBJETIVO

O primeiro passo para passar em concursos públicos é saber o que você quer. A. Quais atribuições mais lhe atraem? B. Quanto tempo possui para estudar por dia? C. Existe um prazo limite para você ser aprovado?

A. É importante definir qual atribuição mais lhe agrada, uma vez que após a aprovação, esse vai ser o seu dia a dia. Deve-se ter em mente que quanto maior o salário, mais complexo é o concurso público. Não necessariamente os concursos públicos com maiores salários são os mais difíceis de passar, mas certamente são os que demandam um maior aprofundamento no estudo.

B. Não existe um número mínimo ou máximo de horas por dia para o estudo. Para concursos mais complexos, é necessário estudar mais, mas isso não significa que quem trabalha não consiga ser aprovado.

C. Não se deve focar no prazo para passar, mas no objetivo final.

Leia mais:
5 passos para iniciar uma carreira jurídica
Conheça os principais concursos públicos existentes

Quanto ganha um funcionário público?
É preciso ter concluído a faculdade para prestar concurso público?
Conheça os maiores salários em carreiras jurídicas
O que é melhor: concurso público ou direito privado?

2. INVISTA EM MATERIAL DE QUALIDADE PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

Um bom material pode levar a aprovação de forma mais tranquila. Facilita não apenas ao entregar conteúdo, mas também para fazer o aluno se sentir seguro. Muito tempo pode ser perdido ao utilizar um material ultrapassado.

Muitos são os mecanismos que um bom material pode explorar para auxiliar no estudo e economizar tempo, como o uso de mapas mentais, aulas comentadas, questões comentadas, editais analisados, apontamento dos temas mais cobrados, entre outras formas de facilitar o estudo. 

Por estes motivos é que um bom material é tão valioso, de sorte que o investimento em cursos especializados nunca é tempo perdido. Além de contribuir para passar em concursos, o bom material também contribui para a formação de um profissional qualificado. 

3. APROVEITE O TEMPO DISPONÍVEL

Com a tecnologia, muitos são os mecanismos que podem ajudar a incrementar o seu estudo em momentos desocupados. As redes sociais podem ser motivo de distração para muitos, mas também podem ser utilizadas como método de estudo.

Para tanto, é importante que organize suas redes sociais de forma que não sejam motivo de distração, mas sim direcionadas para absorção de conhecimento. As redes sociais são importantes principalmente para atualizações, porque existem muitas postagens sobre novas Leis e julgados dos Tribunais.

Alguns concursos públicos podem demorar para abrir o edital, portanto se existirem concursos abertos com matérias afins, participar destes pode ajudar a absorver conteúdo, pelo menos quanto às matérias que são cobradas no concurso que é seu objetivo. 

4. ORGANIZE-SE

É fundamental criar cronogramas de estudo, para que assim não precise decidir todo dia o que vai estudar e para que saiba quais conteúdos já estudou. Para concursos públicos que exigem temas aprofundados, se possível, a organização deve contar com uma divisão de:

A. realização de questões; 

B. leitura de “lei seca”; 

C. leitura de jurisprudência;

D. doutrina (de forma pontual); 

E. tempo para assistir aulas;  

F. tempo para revisão – muito importante!

Está comprovado que para passar em concursos públicos a etapa da revisão é essencial, de sorte que não adiante estudar muito, mas sempre passar para temas novos. O cérebro humano não consegue armazenar informações complexas sem uma revisão constante.

Da mesma forma, para auxiliar na organização, é válido que todo o seu material de estudo esteja armazenado no mesmo local. Vários cadernos, apostilas e pastas podem prejudicar na organização.

5. CUIDE DO SEU ESTADO EMOCIONAL 

De nada adiante seguir as demais dicas se o seu estado emocional estiver abalado. A saúde mental é muito importante para a aprovação em concursos públicos. Por isso, sugere-se a prática de esportes, alimentação adequada, tempos de descanso, atividades de lazer e tudo aquilo que lhe auxiliar a manter uma mente sadia.

Lembre-se, muitas vezes a aprovação pode demorar, motivo pelo qual deve estar preparado para reprovações e para o estudo de longo prazo. Colocar metas rigorosas demais pode levar a frustações inevitáveis.

É preciso ter paciência, foco, motivação e muita força de vontade para alcançar a aprovação. Aproveite este período não apenas para ganhar conhecimentos técnicos, mas também para se conhecer e crescer como pessoa.

Esperamos que essas dicas lhe ajudem na preparação para concursos públicos e para que se sinta motivado em estudar. O caminho para a aprovação não é fácil, mas seguindo essas dicas certamente será mais agradável.

carreirasjuridicas