Veja o passo a passo de inscrição em um concurso público!

A primeira coisa que um concurseiro deve fazer, após se preparar para as provas, é a inscrição em um concurso público! Essa etapa é fundamental para que não haja erros de cadastro ou qualquer complicação para o estudante.

Então, siga nosso passo a passo para se inscrever em concursos públicos.

Leia também:

Concursos 2022: vagas e editais previstos

O que é a Prova de Títulos em um concurso público?

1. Publicação do edital

Todo o processo se inicia com a publicação do edital. O edital é o documento que compila todas as informações sobre o certame, portanto, é imprescindível que o candidato leia todo o edital, do início ao fim.

Ainda que seja um documento técnico e pouco atrativo para a leitura, o edital tem informações indispensáveis e negligenciar sua leitura pode ocasionar o indeferimento da inscrição, ou seja, a eliminação do candidato antes mesmo da realização da prova. Além disso, o edital pode trazer informações de grande interesse, como a possibilidade de isenção da taxa de inscrição, desde que atendidos determinados requisitos.

A publicação do edital, na maioria das vezes, é amplamente divulgada pelos sites especializados e pelas redes sociais que tratam dos assuntos afetos aos concursos públicos. 

No Ênfase, disponibilizamos diversos vídeos em que são analisados os editais de concursos específicos, após a publicação. Veja alguns:

2. Pedido de isenção

Na maioria dos concursos, é cobrada a taxa de inscrição, cujo valor varia de acordo com o nível de escolaridade exigido.

Contudo, é possível pedir a isenção dessa taxa, desde que o candidato atenda aos requisitos previstos expressamente no edital, que geralmente incluem a comprovação de baixa renda, o desemprego ou ser doador de sangue ou de medula óssea.

Vale ressaltar que, mesmo nos casos em que o pedido de isenção é concedido, o candidato deverá realizar a inscrição normalmente, sendo dispensado apenas o pagamento do boleto bancário. Portanto, é necessário acompanhar todos os prazos e todas as publicações previstas no edital.

3. Inscrição em um concurso público

O edital informa o período de inscrição em um concurso público, ou seja, o período em que é possível para o estudante se cadastrar para participar do certame.

Na maior parte das vezes, a inscrição é realizada pela Internet pelo site da banca organizadora do concurso. Contudo, em alguns casos raros, a inscrição é realizada apenas presencialmente no local previsto no edital, daí a importância da leitura prévia e completa do documento.

O modo de inscrição é especificado no edital, contudo, em linhas gerais, o candidato deve acessar o site da banca organizadora e buscar pelo concurso desejado. Feito isso, é necessário clicar onde estiver informando “fazer inscrição”, realizar o cadastro com os dados pessoais do candidato e aceitar os termos que são informados.

Na maior parte dos casos, é necessário imprimir e pagar um boleto com a taxa de inscrição. Nesses casos, o pedido de inscrição só estará efetivado após o pagamento do boleto.

Para que a inscrição seja realizada de forma adequada, é necessária muita atenção do candidato ao preencher as informações pessoais bem como a verificação do edital em relação à existência de algum requisito específico.

4. Comprovante de inscrição

Após todo o processo, a banca organizadora disponibiliza o comprovante de inscrição, que deve ser impresso pelo candidato. Em alguns casos, o comprovante é enviado para o endereço do candidato, mas é importante verificar no edital se esta será a hipótese do concurso.

O comprovante possui informações essenciais para o candidato, como local e sala em que deverá realizar a sua prova.

Por fim, se realizada a leitura atenta do edital e observadas as suas instruções, a inscrição se torna intuitiva.

Boa prova!

carreiras jurídicas 6