Conheça as áreas de atuação dentro da Justiça do Trabalho

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Conheça as áreas de atuação dentro da Justiça do Trabalho

Conheça as áreas de atuação dentro da Justiça do Trabalho

Os bacharéis em Direito deparam-se com diversas áreas de atuação e com a chance de desenvolver carreiras promissoras no meio jurídico. O Direito Trabalhista é umas das áreas de destaque não só pelos seus benefícios profissionais, mas também por sua alta demanda social. Esses aspectos fazem da magistratura do trabalho uma vertente atrativa do Direito.

No Brasil, a magistratura do trabalho é composta por membros do Poder Judiciário que atuam em casos trabalhistas. Trata-se de um ramo fundamental para o cumprimento da lei e a ordem na sociedade.

A seguir, confira alguns exemplos de áreas de atuação da magistratura do trabalho e as suas respectivas funções.

Juiz do trabalho

O cargo de Juiz do trabalho é a principal área de atuação de um magistrado da área. Esse juiz atua nos casos que transmitam na Justiça do Trabalho, mais especificamente na resolução de conflitos, desacordos e irregularidades entre empregados e empregadores.

A sua função máxima é garantir o respeito às leis trabalhistas, mediante acordos entre as partes, de maneira imparcial e seguindo critérios objetivos.

O juiz do trabalho atua em processos que envolvem tanto pessoas físicas e jurídicas quanto o próprio poder público.

Procurador do trabalho

O Procurador do trabalho é um membro do Ministério Público do Trabalho (MPT) e atua nas atribuições dadas a esse ramo do Ministério Público (MP).

Por exemplo: emitir pareceres em processos da Justiça do Trabalho, intervir nos processos com recursos em casos de desrespeito à legislação e servir de mediador em conflitos trabalhistas de natureza coletiva.

curso direito ambiental concurso magistratura juiz federal

Advogado trabalhista

Alguém da magistratura do trabalho apresenta competências técnicas para atuar em outras áreas do direito trabalhista. Uma delas é como advogado trabalhista, servindo a um dos lados de uma ação que envolve o descumprimento de direitos/deveres do empregado ou do empregador.

Em defesa do empregado, o advogado atua em casos nos quais uma empresa deixou de pagar, por exemplo, horas extras, salários ou períodos de férias. Em defesa do empregador, o profissional atua quando o funcionário não se dispõe a realizar serviços acertados em contrato, por exemplo.

O advogado trabalhista também atua em negociações com sindicatos e assessorias trabalhistas.

Analista do TRT

O analista judiciário do TRT é um dos cargos que garantem a procedência e a resolução dos processos trabalhistas que chegam à Justiça do Trabalho brasileira. Esses profissionais atuam nos diversos Tribunais Regionais do Trabalho (TRT), nas funções de analisar processos, elaborar minutas de votos, emitir pareceres, atualizar bases de dados etc.

O candidato à analista do TRT em um concurso público deve ter nacionalidade brasileira, ter mais de 18 anos, estar em dia com suas obrigações eleitorais, estar atualizado com o serviço militar (homens), comprovar seu grau de escolaridade e ter diploma de bacharel em Direito reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Perito trabalhista

O perito trabalhista é o profissional convocado pela Justiça do Trabalho para elaborar laudos técnicos, os quais passam a ser peças de prova em processos que envolvem questões trabalhistas.

Os processos judiciais que o perito é requisitado pode envolver pessoas físicas, jurídicas ou o poder público. Não há um horário fixo ou exclusividade de trabalho para profissionais do direito que atuam como perito trabalhista.

Essas são as principais áreas de atuação da magistratura do trabalho. O candidato interessado em ingressar nesse ramo, além de concluir com êxito o curso superior de bacharelado em Direito, deve passar pelo exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e se inscrever em um concurso público para magistratura, conforme delimitado em edital oficial.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e ajude os seus contatos a também conhecerem essas oportunidades na magistratura do trabalho.

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos