Quais são as matérias mais cobradas no TRF4?

Saber quais são as matérias mais cobradas no TRF4 é um ponto fundamental para todo concurseiro que sonha com a aprovação no Tribunal.

Para conquistar a vaga que tanto almeja, é preciso conhecer muito bem a banca examinadora do concurso, juntamente com os principais temas que foram cobrados nas edições anteriores do certame para o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que abriga os estados do sul do país como: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Ao longo deste artigo, além de você descobrir quais são as matérias que caem com maior incidência no certame, também vai descobrir alguns dos principais pontos sobre o concurso de juiz federal, como as etapas de prova e os requisitos para se tornar um magistrado.

Leia também:

O que faz um Juiz Federal?

Juiz Federal, Juiz de Direito ou Juiz do Trabalho?

Etapas de prova do concurso para Juiz Federal

Etapa 1: prova objetiva (eliminatória e classificatória);

Etapa 2: prova discursiva e prova escrita (eliminatória e classificatória);

Etapa 3: inscrição definitiva, dividida em três etapas: sindicância, exame de sanidade físico e mental e exame psicotécnico (eliminatória e classificatória);

Etapa 4: prova oral (eliminatória e classificatória);

Etapa 5: avaliação de títulos (classificatória)

Requisitos para ser aprovado no TRF4

– Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;

– Bacharel em Direito;

– Cumprir 3 anos de atividade jurídica pelo menos.

Além disso, é preciso que o postulante ao cargo esteja em dia com as obrigações militares e eleitorais, ter nacionalidade brasileira e não ter antecedentes criminais.

Agora que passamos por dois pontos importantes do concurso para Juiz Federal vamos as matérias mais cobradas no TRF4?

Quadro estatístico geral das matérias mais cobradas no TRF4

Direito Administrativo

Dentro do Direito Administrativo podemos perceber que a matéria que cai com mais incidência é Servidores Públicos, seguida de Controle da Administração Pública e Administração Direta e Indireta.

Processo Civil – Código 1973

Já na disciplina de Processo Civil, que é bastante cobrada no concurso para o TRF4, Agravo, Tutela Judicial dos Direitos Coletivos e Competência são as matérias que aparecem com mais frequência nas provas anteriores.

Direito Constitucional

No Direito Constitucional existem dois principais temas que tomam conta nos exames: Controle de Constitucionalidade e Organização do Estado. Estudando com afinco essas disciplinas você pode reduzir o tempo para se tornar um Juiz Federal.

Direito Tributário

Fechando as disciplinas que mais caem no TRF4, no Direito Tributário os Impostos Federais, Processo Judicial Tributário e Crédito Tributário são matérias que precisam de uma maior atenção por parte dos concurseiros, afinal, caem com bastante recorrência.

Prepare-se com o curso Ênfase!

O concurso para Juiz Federal do TRF4 já tem comissão formada e o edital deve sair em breve, é hora de intensificar os estudos para conquistar a vaga que você tanto espera.

Além dessas matérias mais cobradas no TRF4, aproveite e descubra as matérias para estudar num concurso para Juiz Federal.

Afinal, Juízes Federais estão mudando a história do Brasil. Acreditamos que você também pode ser agente dessa transformação. E nós, que nos últimos anos aprovamos praticamente todas as pessoas que ocupam esses cargos no país, sabemos como te orientar a também chegar lá.