Pessoas reais, sucesso de verdade!

Voltar para Blog, Notícias e Concursos

Pessoas reais, sucesso de verdade!

“Você pode tudo o que quiser! Mas seu cérebro acredita no que você fala. Não diga jamais que é difícil. Diga: ‘estou melhorando’, ‘logo vou passar’, ou engane ainda mais seu cérebro e pense que já passou, isso ajuda.” A fala é de Letícia Bossonario, ex-aluna do Curso Ênfase, aprovada no concurso para Juiz Federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Assim como milhares de aspirantes a um cargo público, Letícia enfrentou desafios e momentos de insegurança durante a preparação para o concurso dos seus sonhos. Mas, como nada é em vão, junto com os dias de intenso estudo, veio um grande aprendizado. A experiência de Letícia reforçou ainda mais o fato e que o sucesso está intimamente relacionado à autoconfiança e à visão que cada pessoa tem de si mesma. É fundamental ter consciência da própria capacidade, mesmo em face das inevitáveis quedas.

Outra barreira com a qual os candidatos também se deparam, é a cobrança de “amigos” e familiares. Muitas vezes é difícil constatar que a reprovação não vem só do concurso, vem também por parte dos que esperavam de você um resultado que não foi possível naquele momento, apesar do seu empenho. Letícia tem um conselho para quem enfrenta esse dilema: “Não se importe com aqueles que volta e meia falam que está demorando para passar, (…) a pessoa que está te perguntando provavelmente não tem nem ideia do quão difícil é passar nesses concursos. ”

Taiz Marrão, também ex-aluna, aprovada no concurso para Advogado da União, encontrou em depoimentos de aprovados uma forma de se manter motivada no período de estudos: “Escutar as histórias dos aprovados é um dos passos essenciais para mapear as competências que precisamos desenvolver para termos sucesso no certame escolhido. Ouvir estes relatos contribui também para nossa motivação, para entendermos realmente o custo envolvido no processo de preparação, para não nos sentirmos sozinhos neste caminho. ”

Se você quer alcançar um objetivo, nada mais coerente do que espelhar-se em pessoas que já atingiram suas metas. E no disputado mundo dos concursos não faltam histórias de superação e sucesso, grandes exemplos de alunos que percorreram um árduo caminho e conquistaram uma vaga em seleções demasiadamente concorridas.

Danilo Dias, mais um aluno que passou pelo Curso Ênfase, afirma que não foi fácil chegar à aprovação, mas que tudo valeu a pena. Hoje ocupando o cago de Juiz Federal do TRF5, Danilo deixa um recado para os que ainda estão na jornada: “…não desistir jamais e saber que não é preciso qualquer tipo de genialidade para obter êxito, pois o fundamental é, inequivocamente, a perseverança, a persistência, o esforço. Quando menos esperarmos, a aprovação chegará. E tudo se revestirá de grande sentido, inclusive os tropeços. ”

Confiar em si mesmo, não dar ouvidos a quem não confia, fazer a sua parte e seguir em frente, são alguns pontos em comum que encontramos entre essas pessoas reais, que alcançaram o sucesso de verdade. Acreditamos que tudo é possível quando há vontade e determinação e esperamos que, muito em breve, você também faça parte desse time vitorioso.

Quer mais dicas para continuar motivado em busca da sua aprovação? Confira AQUI

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos