O que é planner de estudos jurídicos?

O planner de estudos jurídicos é a ferramenta que auxilia o candidato durante a preparação para o concurso público. Existem vários formatos de planners e com finalidades diversas. Você deve buscar aquele que melhor atende às suas necessidades.

Equilibrar estudos, tarefas pessoais e lazer é um dos maiores desafios dos candidatos a um concurso público. Organização e estratégia são fundamentais para que o concurseiro aumente exponencialmente seu rendimento nos estudos.

Sendo assim, o planner de estudos jurídicos ajuda o candidato a preparar o cronograma e tem como objetivo organizar as matérias, os conteúdos e as tarefas a serem realizadas, de acordo com a disponibilidade da agenda de cada um.

Tem interesse no assunto? Continue a leitura!

Leia mais:

Como organizar o seu tempo de estudos: 9 dicas essenciais

Como evitar a procrastinação e aumentar a performance durante os estudos?

A importância do planner de estudos jurídicos

A organização é fundamental para o sucesso.  Ao planejar as suas atividades utilizando um planner, você consequentemente otimiza o seu tempo.

Veja algumas vantagens:

  • aumento da produtividade;
  • não esquecer pontos importantes;
  • otimização da gestão do tempo;
  • acompanhar o avanço na conquista dos objetivos;
  • reunir em um só lugar tudo o que você precisa para se organizar;

Etapas para organização

1 – Faça o levantamento em tópicos de matérias/conteúdos que deve estudar para o seu concurso;

2 – Verifique quais são as tarefas destinadas a cada um desses conteúdos, por exemplo, se você deve ler a lei, praticar com uma peça processual ou questões, ver também uma vídeo-aula sobre o assunto, realizar um simulado, etc.;

3 – Selecione o dia que você realizará a tarefa. Os planners de estudos jurídicos devem conter um planejamento semanal ou mensal para que você distribua neles os conteúdos e atividades que realizará até completar o seu estudo, antes da prova;

4 – Verifique quais são os conteúdos que deve revisar porque ainda não fixou bem a matéria;

5 – Aprenda a estudar em ciclos. Vamos supor que você reservou duas horas de estudos para Direito Constitucional, mas precisou sair para algum compromisso antes de terminar o plano de estudo. No outro dia, você vai continuar estudando direito constitucional até completar as duas horas definidas para o estudo dessa disciplina.

6 – Por fim e mais importante, comprometa-se em cumprir o seu planner!

Baixe aqui o nosso planner e inicie os seus estudos jurídicos.

Dicas finais sobre planner de estudos jurídicos

Quando você planeja algo, você consegue criar um meio de otimizar seu tempo e potencializar seu objetivo.

– Para um aprendizado eficaz, estar em contato constante com as matérias é muito importante. Se você incluir muitas disciplinas e passar muito tempo sem estudar alguma, revise seu ciclo de estudos.

– Lembre-se de usar técnicas diferentes de estudo. Assista as videoaulas, leia a letra da lei, responda questões e faça revisões.

– O lazer e descanso são essenciais para o aprendizado. Programe pausas a cada ciclo de estudo. O corpo e a mente precisam de descanso para continuar aprendendo e consolidando as informações.

– Lembre-se de ajustar os horários de cada matéria de acordo com o seu desempenho.

Esperamos que essas dicas sejam úteis e ajudem você no planejamento dos seus estudos jurídicos no caminho até a aprovação.

carreirasjuridicas