Confira o passo a passo para montar um plano de estudos eficiente!

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Plano de estudos: veja como monta-lo de forma eficiente!

Confira o passo a passo para montar um plano de estudos eficiente!

Qual é o propósito da sua carreira profissional? Estabilidade financeira, bem-estar e tantos outros sonhos exigem que você passe por fases repletas de desafios. A busca por um bom resultado em um concurso público não é diferente. É preciso saber montar um plano de estudos que leve você à aprovação.

O plano de estudos é o momento de considerar a sua rotina, tarefas diárias, quantas horas estão disponíveis e outros fatores antes de começar, de fato, a estudar. O objetivo é que você tenha uma preparação de alto nível.

Sem essa fase, os seus estudos não seguem uma coerência e tendem a gerar prejuízos. É comum, por exemplo, que alunos que não se planejam estudarem muito para determinados conteúdos e deixarem de lado matérias essenciais.

Para evitar que você seja mais um a correr esse risco, trouxemos os pontos que merecem atenção na hora de montar um plano de estudos. Acompanhe!

Verifique quanto tempo de estudo você tem até a prova

Vale repetir que o plano de estudos é uma estratégia que leva em conta a sua rotina, ou seja, é algo pessoal. Por isso, antes de definir o que você tem que estudar em cada dia da semana, é importante saber:

  • Quantas semanas faltam até o dia da prova?
  • Quantas horas eu posso estudar por dia e por semana?
  • Quanto tempo poderei dedicar à revisão dos assuntos?

As respostas lhe darão uma noção inicial para fazer a sua preparação. Dividir o tempo que você tem em semanas facilitará a organização do cronograma e tornará a sua meta mais realista conforme o tempo for passando.

É importante dedicar a última ou as duas últimas semanas para a revisão final dos assuntos. Isso é o que deixará as matérias fresquinhas na sua mente pouco antes da prova.

As horas de estudo por semana poderão ser distribuídas no tempo dedicado para cada disciplina. Mas essa divisão não deve ser igualitária, afinal, muitos concursos públicos trabalham com o sistema de pesos. Saiba mais a seguir!

Analise o peso e os conteúdos de cada disciplina

Um passo importante para montar um plano de estudos eficiente é analisar as disciplinas cobradas. Para tanto, responda às seguintes questões:

  • Quantas disciplinas são cobras no concurso e quais são elas?
  • Quais são as disciplinas com maior peso na minha prova?
  • Em quais disciplinas eu apresento maior dificuldade?

Com o número de disciplinas em mãos, ficará fácil distribuir o número de horas semanais de estudo para cada uma. Nessa divisão, deve-se considerar o peso de cada disciplina — número de questões e os seus valores —, a quantidade de assuntos cobrados e o seu grau de dificuldade em cada uma.

Curso Preparatório para Concurso Público

Defina as suas fontes de conhecimento

De onde você vai retirar os seus materiais de estudo, videoaulas, ebooks e livros? Pensar nesse aspecto antes de iniciar a rotina é muito importante para evitar qualquer desorganização.

É possível estudar para concursos sem sair de casa. Os benefícios de um curso online vão desde uma maior comodidade até a garantia de conteúdos atualizados e de qualidade.

Faça um ciclo de estudos no seu cronograma semanal

O ciclo de estudos se diferencia do cronograma tradicional por priorizar uma sequência predefinida de matérias, a fim de cumprir a carga horária que você definiu para cada uma por semana.

Ou seja, se você não conseguiu estudar determinada matéria nesta semana, você não precisará esperar até a próxima para tampar esse buraco. Afinal, o ciclo só deve se reiniciar quando você cumprir a carga horária semanal de cada uma das matérias.

Não se esqueça de treinar a redação

Muitos estudantes em preparação cometem o erro de negligenciar o treino da redação ou deixar para fazer isso nas semanas finais. Tendo aptidão ou não para a escrita, dedique tempo suficiente para a redação desde o início da preparação. Afinal, ela é uma disciplina como todas as outras e pesará na sua nota final.

No final das contas, montar um plano de estudos é o mínimo que se espera de uma preparação de qualidade para um concurso público, principalmente quando falamos dos cargos visados na área jurídica. Portanto, tenha um planejamento estratégico e organize-se para conquistar o propósito da sua carreira profissional.

Gostou das dicas? Conheça a maneira certa de otimizar o seu tempo de estudo, lendo o nosso artigo sobre como estudar legislação para concurso público.

 

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos