Confira 5 dicas para se sair bem nas provas de concurso

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
Confira 5 dicas para se sair bem nas provas de concurso

Confira 5 dicas para se sair bem nas provas de concurso

Existem estratégias indispensáveis para quem sonha em ver seu nome na lista de aprovados de um concurso público. Não são coisas de outro mundo: na maioria das vezes, simples mudanças na rotina de estudos e na realização das provas de concurso geram uma diferença imensa.

Por exemplo, ler com certa cautela já te deixa em alerta para um termo ou frase em destaque que será valioso para a resolução da questão, além de evitar uma segunda leitura (o que representa uma preciosa economia de tempo em provas de concurso).

Trata-se de ações simples que podem garantir a sua vaga. Continue a leitura para conhecer outras dicas úteis para a sua preparação.

1. Tenha uma rotina de atividade física

Muitas pessoas sabem que a prática de exercícios físicos ajuda nos estudos, mas poucos entendem os motivos. Uma breve caminhada, por exemplo, permite que o corpo libere dois hormônios importantes, a serotonina e a endorfina, também chamados de “hormônios do bem-estar”.

Essas substâncias agem diretamente na disposição física e autoestima. A consequência é a maior capacidade de lidar com problemas e evitar estresse. Isso nos mostra que estar em uma rotina de atividades físicas é o “segredo” para manter o equilíbrio e a mente pronta para absorver novos conhecimentos.

2. Cuide de suas noites de sono

A dica anterior também é um dos fatores responsáveis pela qualidade do seu sono — mas não é o único. Sabemos que sacrificar uma noite de sono por horas extras de estudo é até compreensível, mas, no fim das contas, se torna uma atitude prejudicial. Estudar por muito tempo não é sinônimo de aprender mais.

Os benefícios de boas noites de sono são inúmeros, principalmente para concurseiros. Dormir bem estimula o raciocínio, permite que a mente foque por mais tempo, ativa a memória e melhora o humor. Ter o tempo necessário para descansar durante a noite exige que você consiga planejar as atividades do dia. Assim, nenhum dos compromissos vai atrapalhar seu sono.

3. Estude com mapas mentais

Você sabe o que são mapas mentais? Trata-se da melhor alternativa para evitar resumos extensos e confusos. O mapa mental consiste em uma série de associações entre um tema/resumo central e outros correlacionados, a partir de setas, desenhos e cores.

Ele desenvolve a memorização de maneira fácil e intuitiva. Além disso, essa é uma técnica que estimula diferentes áreas do cérebro, ao trabalhar a relação racional entre os assuntos e a criatividade com as cores usadas.

4. Mantenha-se autoconfiante

A autoconfiança não é se achar superior às outras pessoas; é, na verdade, a capacidade de olhar para si e perceber que você é tão capaz quanto os outros. Não desenvolver a autoconfiança é um dos principais fatores que derrubam os concurseiros.

Ao longo de uma rotina de estudos, é normal que a autoconfiança pareça diminuir com o tempo. Cabe ao próprio candidato, sabendo disso, prevenir-se! Muitas pessoas espalham frases motivadoras ao longo do ambiente de estudo, enquanto outras releem os objetivos que as fizeram iniciar a preparação.

Descubra os seus motivos para fazer o concurso e trate de mantê-los frescos na sua mente.

5. Priorize aquilo que você domina na prova

Seja qual for o concurso público, o tempo é sempre um inimigo do candidato. Saber gerenciá-lo, portanto, é um diferencial que coloca você na frente de diversas pessoas. Uma das principais estratégias para gerenciar o tempo de prova é a atitude de priorizar as áreas que você domina.

Se a prova tiver uma divisão bem definida das áreas, comece por aquelas que você tem mais facilidade. A tendência é que essas sejam respondidas em pouco tempo e que você tenha horas suficientes para grifar questões difíceis, desmistificar suas pegadinhas e escolher as melhores soluções.

Essas são as nossas dicas para você se sair bem em provas de concurso. Lembre-se de que uma boa preparação exige uma organização diferenciada. Por isso, não deixe de montar o seu cronograma de estudos, considerando as atividades diárias, tempo para estudar, necessidades e prioridades dentro da prova.

Gostou das dicas? Siga nossos perfis nas redes sociais. Atualizamos você com os melhores conteúdos para concursos. Estamos no Facebook, YouTube, Instagram e Twitter.

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos