Veja a importância de realizar simulados para concursos públicos

Os simulados para concursos públicos englobam muitas questões, o horário para chegar, preparação no dia anterior, o que levar, como se vestir, será que vou sentir fome? Vários pensamentos e questionamentos passam na cabeça de um concurseiro antes da realização da tão aguardada prova. 

Claro, você se dedicou por um bom tempo para aquele dia e é normal que sinta aquele friozinho na barriga na hora da prova. Você já parou para pensar que você pode se preparar para esse dia não ser tão “pesado” e até mesmo levá-lo de uma forma mais tranquila?

Por isso, estamos aqui para apresentar a você a importância de realizar simulados na sua rotina de estudos.

Leia mais:

Concursos 2022: vagas e editais previstos

Concurso TRF4 Juiz Federal tem edital aprovado e deve sair em 2022

1. Como funcionam os simulado para concursos públicos?

Um simulado é uma preparação para o dia da prova, portanto, nele estarão exatamente o número de questões que serão cobradas, as disciplinas, os temas que estão previstos no edital e a forma como a banca elabora as questões que estarão presentes no exame. 

Além disso, caberá àquele que está fazendo o simulado controlar o tempo, não mexer em aparelhos eletrônicos nem ter contato com outras pessoas durante o simulado.

2. Como devo me portar durante um simulado?

Procure um local em que será possível replicar exatamente como será o dia da sua prova. Se mora acompanhado, avise aos familiares e aos amigos que você não poderá ser incomodado durante determinado período (o mesmo tempo de sua prova). 

Busque já separar uma garrafa com água e alguma comida para não ter fome. Algumas bancas possuem restrições em relação à alimentação, então, já observe as restrições durante o seu simulado.

É essencial que você faça as questões como se estivesse fazendo sua prova, então, por exemplo, você não deve realizar consultas durante a realização do exame. Caso não saiba a questão, tente resolvê-la da melhor forma, mas não pare para pesquisar a sua resposta devido à curiosidade ou à incerteza.

3. Meu resultado no simulado será o mesmo que terei na hora da prova?

Não. Você não deve desanimar ou se sentir muito confiante com o resultado do simulado. O seu resultado será uma soma de fatores. Você pode simular muito no início dos seus estudos, e não ter um bom desempenho, assim como o nível do simulado pode estar um pouco mais alto ou um pouco mais baixo do que o da prova.

Tenha em mente que o teste é para você corrigir falhas e aperfeiçoá-las. Assim, nunca será um resultado final do seu nível de preparação. Os simulados para concursos públicos precisam ser feitos mais de uma vez.

4. Mas então qual é o motivo de eu ter de fazer simulados?

Você deve estar se questionando: se não vai me dar uma resposta certeira de como está o meu nível de preparação, por que eu devo realizar simulados? O simulado não vai te dar um resultado 100% do seu nível de preparação, mas vai te ajudar a identificar falhas e corrigi-las antes de sua prova. 

Você vai conseguir identificar se está com uma preparação deficiente em alguma disciplina, se está conseguindo controlar bem o tempo e te ajudará a diminuir o nervosismo, afinal, você já saberá como se portar e quais são os desafios de uma prova de concurso.

Uma boa preparação sempre envolve treino, e o simulado é o melhor treino para você se sair bem na hora de uma prova de concurso.

Prepare-se com o Curso Ênfase

O Curso Ênfase oferece uma variedade de cursos preparatórios na área jurídica que vão fazer toda a diferença na sua preparação. E com essa chuva de editais, desistir não é uma opção! 

Nosso objetivo é que você tenha certeza de que irá passar até nos concursos mais difíceis. E mais, precisa colocar os estudos em dia? Nós também montamos planners para você cumprir todo o cronograma de conteúdos da carreira jurídica escolhida! Escolha aqui o seu planner desejado!

carreiras jurídicas 5