O que é o Vade Mecum?

O Vade Mecum é um compilado de leis organizadas por especialistas. O termo vem do latim, e quer dizer ao pé da letra “vem comigo”. Esse tipo de material é muito usado por estudantes de Direitos, e tem alta relevância e incidência em concursos públicos e no exame da OAB.

Diferente de outros materiais como os informativos jurídicos, por exemplo, que são divulgados pelos tribunais, o Vade Mecum reúne informações sobre súmulas de tribunais, remissões de tribunais, índices de legislação e a organização dos estudos com marcadores digitais.

Leia mais:

Informativos de jurisprudência: estude a partir dos boletins jurídicos

Concursos 2022: vagas e editais previstos

Quais os tipos de Vade Mecum?

Atualmente existem alguns tipos de Vade Mecum que deixam qualquer aluno de ponta a cabeça. Geralmente uma editora possui uma versão tradicional e uma resumida, compacta daquele material. As duas opções abordam a Constituição Federal, Leis, Códigos e Estatutos mais utilizados. A diferença fica por conta da quantidade do conteúdo apresentado, a versão tradicional é contemplada com mais leis do que a compacta, que por sua vez apresenta leis que são mais comuns para a profissão e até mesmo faculdade.

Por ser mais completo, o Vade Mecum tradicional possui mais de 2.300 páginas, podendo chegar a 2,2 kg. Então se a sua rotina for atribulada e no seu dia a dia os meios de transportes públicos forem companhia, os livros compactos são mais recomendados, já que que possuem cerca de 1.900 páginas e aproximadamente 1,6 kg.

Outra diferença notada são nos valores apresentados, justamente por possuir menos conteúdo, comprar um compacto pode ser bem menos custoso.

Além dessas duas versões, algumas editoras lançam ele Específico, isto é, ele não só apresenta a legislação, mas também doutrina, jurisprudência, peças práticas e muito mais assuntos específicos voltados a certas matérias.

Como exemplo, atualmente pode se encontrar esses livros específicos dos seguintes assuntos:

– Vade Mecum Penal;

– Vade Mecum Trabalhista;

– Vade Mecum Previdenciário;

– Vade Mecum Tributário;

– Vade Mecum Civil e Empresarial;

– Vade Mecum de Licitações e Contratos;

– Vade Mecum de Direito de Família e Sucessões.

Como escolher o Vade Mecum?

Diante de todos os critérios e importância, sabendo que existem diversos livros diferentes, vamos listar para vocês os 5 principais critérios na hora de escolher o seu Vade Mecum.

1 – Atualização do conteúdo

O fator chave na hora de se comprar um material desse é a sua atualização de conteúdo. A sua principal função na hora de munir o estudante com informações é fornecer as leis e normas vigentes no país, portanto, é muito necessário que o seu Vade Mecum esteja atualizado.

Diferente disso, você corre o risco de estar desatualizado e estudando por leis e normas que já foram alteradas, o que seria um tremendo prejuízo na sua jornada rumo a aprovação

2 – Custo-benefício

Como já citamos, materiais desse tipo podem custar um pouco mais para o estudante, então é fundamental que na hora de escolher o Vade Mecum o preço seja um fator de importância.

Existem diversas opções à venda, livros mais caros e mais completos, ou outros mais em conta com conteúdos mais específicos. Procure optar por um que possua quais as leis e normas que você precisa estudar e que faça parte do seu programa de aprendizagem, um que atenda às suas necessidades.

3 – Editora responsável

Procure escolher livros de boas editoras, que oferecem um material de qualidade, com garantias e que geralmente vão ser atualizados de forma digital ao longo do ano.

4 – Projeto Gráfico

A parte gráfica é um ponto fundamental, pois são esses os meios em que os concurseiros irão utilizar na busca das informações e na consulta ao livro. Alguns fatores visuais são importantes como:

– Tamanho e tipo de fonte utilizada na impressão;

– Uso de diversas cores para facilitar a leitura;

– Padronização textual;

– Espessura das folhas do livro.

5 – Data de fechamento da edição do livro

Como no Brasil as leis mudam com muita agilidade, às vezes em questões de dias, na hora de escolher o conteúdo certo para estudar não se pode deixar de lado a data de fechamento da edição. Não deixe o seu Vade Mecum se desatualizar muito rapidamente, tenha a certeza de que todas mudanças recentes na legislação já estejam devidamente atualizadas e inseridas no produto que está sendo comprado.

Prepare-se com o curso Ênfase!

É hoje de intensificar os estudos!

Pensando na sua aprovação, o Curso Ênfase oferece o curso preparatório de diversas carreiras jurídicas. Sempre com uma preparação completa com foco nos temas mais cobrados em concursos anteriores, o que aumenta as suas chances de ser aprovado ao otimizar a sua preparação.  

Além disso, nossos alunos contam com uma plataforma que irá ajudá-los a organizar todos os materiais, levando praticidade para o seu dia a dia e leveza na sua jornada de preparação. Nossos professores, aprovados nos primeiros lugares nos concursos mais difíceis do país, conduzem você até a posse.