índice1
ToggleGabarito definitivo publicado
Nesta segunda-feira (13/05), foi publicado o gabarito oficial da primeira prova do ENAM, realizada no dia 14 de abril deste ano.
Após análise dos recursos contra o gabarito preliminar, disponibilizado em 16/04, a banca examinadora, FGV, anulou uma questão e retificou o gabarito de outra.
A questão anulada foi a de número 66 da prova Tipo 1, correspondente à questão 64 das provas Tipo 2 e Tipo 4, e questão 63 da prova tipo 3.
Já a questão 74 da prova Tipo 1, correspondente à questão 79 da prova Tipo 2, 77 da prova Tipo 3 e 75 da prova Tipo 4, teve seu gabarito alterado para letra C.
Confira aqui o gabarito oficial definitivo da prova.
Lista dos habilitados publicada
Também nesta segunda-feira (13/05), foi divulgado o resultado preliminar da prova do ENAM com a lista de todos os examinandos habilitados.
Ao todo, foram 6.763 habilitados, o que corresponde a cerca de 17% do número total de inscritos no exame.
Foram habilitados os examinandos que obtiveram 70% ou mais de acertos na prova, ou seja, que acertaram 56 questões ou, para as pessoas negras ou indígenas, 50% ou mais de acertos, equivalente a 40 questões certas.
A prova foi composta por 80 questões objetivas, com cinco alternativas cada, e cobrou os seguintes ramos do conhecimento: direito constitucional (incluindo direito constitucional do trabalho, direito constitucional tributário e normas constitucionais de processo penal), direito administrativo, noções gerais de Direito e formação humanística, direitos humanos, direito processual civil, direito civil, direito empresarial e direito penal.
Confira aqui a lista preliminar dos habilitados.
No caso dos examinandos que foram prejudicados pela falta de energia elétrica em Manaus, como o exame será reaplicado no dia 19/05, a lista dos habilitados será divulgada em data oportuna.
Entenda o que aconteceu em Manaus durante a aplicação da prova do ENAM clicando aqui.
Nota de parabenização do Curso Ênfase a todos os habilitados
É com grande satisfação que nós do Curso Ênfase expressamos nossos mais sinceros parabéns a todos os examinandos que alcançaram sucesso no Exame Nacional da Magistratura. Este é um momento de grande conquista, fruto de dedicação, estudo árduo e comprometimento.
A jornada até aqui certamente não foi fácil. Foram dias e noites de estudo, sacrifícios e determinação, mas vocês perseveraram com coragem e brilhantismo. Agora, colhem os merecidos frutos de todo esse esforço.
Desejamos a todos os examinandos habilitados muito sucesso em suas trajetórias profissionais e que possam continuar trilhando o caminho do conhecimento, da integridade e do serviço à justiça, inspirando outros com seu exemplo.
Quais são as oportunidades para os habilitados ainda em 2024?
Para os habilitados na prova do ENAM, o ano de 2024 promete ainda algumas oportunidades para o ingresso na carreira de magistrado, tanto federal como estadual.
No âmbito federal, o TRF5 está em fase de definição da banca examinadora para o próximo concurso, enquanto o TRF2 já definiu a composição de sua comissão organizadora. Já o TRF6 se prepara para a realização de seu primeiro certame.
Clique nos links para saber mais sobre os próximos concursos de Juiz Federal do TRF5 e do TRF2, e sobre o primeiro concurso do TRF6.
Já no âmbito estadual, o TJDFT e o TJAM saíram na frente e já definiram suas respectivas bancas examinadoras para o próximo certame. Os editais devem ser publicados em breve.
Clique nos links para saber mais sobre os próximos concursos de Juiz de Direito do TJDFT e do TJAM.
Ainda no âmbito dos Estados, já há comissões formadas para a organização dos próximos concursos do TJPA, TJTO, TJPE, TJSE e TJCE.
Enquanto isso, os Tribunais de Justiça do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Bahia e Piauí manifestaram interesse em realizar concurso público para o ingresso no cargo de Juiz de Direito Substituto ainda este ano.
O TJMT publicou, no dia 10/05, o regulamento que define as diretrizes para o próximo certame. Clique aqui para acessar o regulamento.
Não perca tempo, comece a se preparar para a sua aprovação com nossos cursos regulares:
- Juiz Federal
- Juiz Federal e Procurador da República
- Juiz Federal e Juiz de Direito
- Juiz de Direito
- Juiz de Direito e Promotor de Justiça
- Juiz do Trabalho e Procurador do Trabalho
- Advogado da União e Procurador do Estado
- Defensor Público Federal e Estadual
Não me habilitei, e agora?
Você, examinando que não conseguiu a pontuação mínima para a habilitação, não se preocupe! O Ênfase preparou um curso especialmente para você: clique aqui para conhecer o nosso Intensivão para a 2ª edição do Exame Nacional da Magistratura.
Eleve sua preparação para o ENAM com nosso e-book de questões comentadas clicando aqui.
Inscreva-se gratuitamente para ter acesso ao Guia de Estudo de Lei Seca para o ENAM clicando aqui e ao Planner de Treinamento de Questões para o ENAM clicando aqui.
Quando será a próxima prova do ENAM?
A 2ª edição da prova do ENAM está prevista para ocorrer ainda esse ano, em outubro. A previsão é que ocorra no dia 20/10/2024, mas ainda não há data definitiva. Não perca tempo e já comece a se preparar!
Conclusão
À medida que os examinandos habilitados comemoram suas conquistas e se preparam para os próximos passos de suas jornadas rumo à magistratura, o Curso Ênfase se une a eles para parabenizá-los pelo sucesso alcançado.
Ao mesmo tempo, reconhecemos aqueles que não obtiveram a pontuação mínima necessária para a habilitação e reafirmamos nosso compromisso em oferecer suporte e orientação para sua preparação contínua.
Com a próxima edição do ENAM prevista para ocorrer ainda este ano, em outubro, é essencial que todos os participantes estejam atentos às oportunidades de aprimoramento e preparação oferecidas, visando alcançar seus objetivos com determinação e dedicação.
Que este processo seletivo não apenas avalie o conhecimento e as habilidades dos candidatos, mas também os inspire a buscar constantemente a excelência e a justiça em suas futuras carreiras como magistrados.
Escrito por Anna Luíza Marcatti. Graduada em Direito pela Universidade Candido Mendes. Pós-graduada em Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. Revisora Jurídica do Curso Ênfase.
Curso Ênfase – Pela mão até a aprovação!