Como traçar a carreira jurídica ideal?

Voltar para Blog, Notícias e Concursos
carreira jurídica

  Como traçar a carreira jurídica ideal?

Quem deseja seguir a carreira jurídica tem inúmeras possibilidades em suas mãos. O bacharel em Direito pode optar por trabalhar de maneira autônoma, seguir a advocacia privada ou até fazer concursos públicos. Além disso, inúmeras áreas específicas do conhecimento estão à sua disposição para seguir a carreira: Direito Criminal, Civil, Administrativo, Tributário, Ambiental, entre outros.

Diante de tantas opções, decidir sobre qual percurso seguir pode se tornar uma tarefa bastante complicada. Para facilitar sua escolha, preparamos um guia com opções relevantes para traçar e planejar sua carreira jurídica.

Advocacia Pública

Um advogado público vai defender os interesses do Estado nos processos que correm perante o Poder Judiciário. Para isso, é preciso ser aprovado em um concurso público específico, que direcionará o profissional para atuar junto à União, aos Estados ou aos Municípios. Por meio do concurso, o profissional terá estabilidade.

O profissional dessa área deve ter amplos conhecimentos de Direito Público com foco em Administrativo, Tributário e Econômico. Vale fazer cursos preparatórios para concursos e pós-graduações na área. Assim, será possível se destacar em relação à alta concorrência para esses cargos.

Magistratura

Os magistrados são responsáveis por decidir as causas que correm perante o judiciário brasileiro. Trata-se de uma profissão que exige muito conhecimento, elevado senso de justiça, além de demandar que o profissional seja aprovado em um concurso público bastante concorrido.

Quem almeja essa carreira deve estudar intensivamente desde a faculdade de Direito para obter os conhecimentos necessários em todas as fases do certame. É preciso optar por uma destas áreas: Direito do Trabalho, Direito Eleitoral, Direito Militar ou demais disciplinas com ênfase na área federal ou estadual. Em todos os casos, fazer um curso para magistratura pode ajudar bastante na preparação do candidato

Defensoria Pública

Os defensores públicos são procuradores encarregados de atuar junto à população que não tem condições de contratar um advogado privado, defendendo-a em causas das mais diversas áreas jurídicas. É um profissional essencial para a concretização do acesso à justiça e da defesa dos Direitos Humanos.

Além de uma preparação intensiva por meio de estudos e cursos para garantir a aprovação no concurso, quem deseja seguir essa carreira jurídica deve focar em pós-graduações, especializações principalmente nas áreas de Direito Público e Direitos Humanos, bem como em congressos nos quais seja possível aprender sobre o atendimento ao público em geral. Além disso, é preciso ter bastante sensibilidade para compreender os anseios da população e bem defendê-la em juízo.

A carreira de concursos públicos certamente demanda muito estudo e dedicação. É preciso ter disciplina e foco para conseguir lidar com a altíssima concorrência e poder atuar de maneira eficiente ao longo da carreira. Porém, trata-se de um esforço que certamente vale a pena, pois o profissional terá estabilidade no cargo e receberá salários bastante elevados e recompensadores.

Para investir bem no preparo pessoal, vale estabelecer um plano de carreira jurídica adequado, que seja especificamente voltado ao atendimento das suas metas e sonhos. Estude bastante as disciplinas mais importantes para sua área e com certeza você chegará lá!

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos em todas as redes sociais!

Compartilhe este post

Voltar para Blog, Notícias e Concursos